Eleições 2024

Candidato à Prefeitura de Princesa Isabel responde a processo civil por “gato de energia”

⸗ mauriliojunior.com

Redação

Um caso alarmante envolvendo um contrato de locação comercial na cidade de Princesa Isabel, no Sertão do Estado, colocou em evidência uma grave acusação. De um lado, o locador do imóvel, o aposentado Euclides Cordeiro; do outro, o atual presidente da Câmara de Princesa Isabel e candidato a prefeito, Ednaldo Melo, conhecido como Garrancho.

Ednaldo Melo está sendo processado civilmente por supostamente furtar energia elétrica durante 14 meses em um imóvel que alugou para ser a sede de sua empresa. A irregularidade foi detectada por uma inspeção da Energisa, que identificou o “gato de energia” no local.

O proprietário do imóvel, Euclides Cordeiro, foi notificado pela operadora de energia e imediatamente comunicou a irregularidade a Garrancho, que, segundo Euclides, se recusou a pagar os valores devidos. Como resultado, o nome de Euclides foi incluído na dívida ativa, e ele se encontra impossibilitado de alugar o prédio, que teve a energia cortada por falta de pagamento.

“Eu confiei nele, um político conhecido, e agora ele não quer pagar a dívida que fez. Estou sendo prejudicado, não tenho como pagar e ainda estou sem poder alugar o ponto comercial,” lamenta Euclides.

O imóvel em questão está localizado na Rua Cel. Marcolino, nº 110, um dos endereços mais valorizados de Princesa Isabel. O contrato de locação foi firmado em agosto de 2016, e a irregularidade na ligação de energia foi identificada em novembro de 2023, após uma inspeção motivada por uma brusca redução no consumo de energia.

A fraude foi estimada em R$4.460,64, valor que ainda não foi quitado. Como consequência direta da irregularidade, o nome do locador foi protestado em cartório pelo valor de R$968,25, referente aos últimos 90 dias de consumo não pago antes da descoberta do “gato”. Essa situação tem causado sérios danos ao locador, além de gerar consideráveis transtornos financeiros e emocionais.

Euclides apresentou documentos que incluem o contrato de locação, a carta da Energisa detalhando a irregularidade, faturas de energia elétrica, e o boleto de protesto, que reforçam sua alegação de que o responsável pelos débitos é o locatário, Ednaldo Melo.

Este caso levanta preocupações sobre a responsabilidade no cumprimento de contratos e o impacto de irregularidades como o “gato de energia”, que, além de ser uma prática ilegal, tem consequências graves e injustas para terceiros. A expectativa é que a justiça seja feita e que o verdadeiro responsável por essa situação seja devidamente penalizado.

Euclides aguarda a confirmação da justiça para uma audiência marcada para o dia 31 de outubro. “Lamento que este homem seja candidato à prefeitura de Princesa. Se ele furta energia, imagina o que pode fazer administrando uma cidade,” questiona o aposentado.

O outro lado – Direito de Resposta

“O candidato Ednaldo de Melo, popularmente conhecido por Garrancho, vem apresentar seu direito de resposta, esclarecendo à sociedade que: após a notícia veiculada claramente de forma eleitoreira, nosso jurídico consultou o sistema do judiciário e constatou uma ação movida pelo Sr. EUCLIDES CORDEIRO DE FREITAS NETO contra o candidato Ednaldo de Melo, imputando a este a responsabilidade por uma ligação de energia ADULTERADA no imóvel pertencente ao SR. Euclides Cordeiro de Farias Neto que havia alugado o imóvel ao Sr. Ednaldo de Melo.

Na verdade, a empresa ENERGISA imputa ao Sr. Euclides Cordeiro a realização da ligação clandestina de energia, ou “gato” como popularmente conhecemos, e este dito senhor somente agora vem tentar transferir a responsabilidade para o ora candidato.

Não surpreende a vil tentativa de imputação do fato ao candidato Garrancho. Isso porque o sobrinho do Sr. Euclides Cordeiro, o Sr. HELIO DA SILVA SITONIO, é candidato a vereador na chapa da oposição e se vê que a ação montada pelo Sr. Euclides se deu após a filiação de seu sobrinho ao partido da candidata adversária, coincidência?

Vale ressaltar que o candidato Ednaldo de Melo sequer foi intimado ainda para se defender do referido processo e dada a recente distribuição deste, se vê que a motivação para tal ato foi tão somente a sórdida política partidária, na tentativa de atacar quem se encontra em primeiro lugar nas pesquisas de opinião para a Prefeitura de Princesa Isabel.

Confiamos, porém, que a justiça pode até tardar, mas não falhará JAMAIS.

EDNALDO DE MELO Candidato à Prefeito”