PL de Gervásio Maia propõe aumentar penas por incêndios criminosos

Diante das queimadas e do alastramento de nuvens de poluição Brasil afora, o líder do PSB na Câmara dos Deputados, Gervásio Maia (PB), apresentou projeto de lei para aumentar as penas impostas a quem fizer uso irregular do fogo ou iniciar incêndios criminosos.

“Não podemos perder de vista que crimes contra o meio ambiente têm como vítima toda a sociedade”, afirma o deputado. “Os incêndios florestais registrados em vários estados brasileiros em agosto de 2024, muitos deles de origem criminosa, causaram prejuízos incalculáveis ao meio ambiente e ameaçam a biodiversidade, a saúde pública e a economia nacional.”

O texto inclui, como circunstâncias agravantes de crimes ambientais, a imposição de dificuldades à “plena prestação de serviços públicos” e o concurso de pessoas, ou seja, quando mais de uma pessoa comete o crime.

Também aumenta o tempo de prisão para quem provoca incêndio em floresta e causa poluição em níveis que possam resultar em danos à saúde humana.

Além disso, o projeto de Gervásio Maia estabelece que quem fizer uso irregular do fogo em terras públicas ou particulares “ficará proibido de contratar com o Poder Público, receber subsídios, subvenções ou doações provenientes da administração pública”.

COMPARTILHE:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Crea-PB promove 1º encontro de estudantes de engenharia civil, em João Pessoa

Crea-PB promove 1º encontro de estudantes de engenharia civil, em João Pessoa

No próximo sábado, 31 de janeiro, o estacionamento da UNIESP, em João Pessoa,

Próximo
Deputada paraibana acusa tentativa de uso da PF para “interferir na eleição de João Pessoa”

Deputada paraibana acusa tentativa de uso da PF para “interferir na eleição de João Pessoa”

A deputada federal Eliza Virgínia (PP) acusou, durante pronunciamento no

Você também pode gostar