saúde

Hospital Napoleão Laureano inaugura equipamento de radioterapia mais moderno do Brasil

⸗ mauriliojunior.com

redação

Mais um avanço no tratamento oncológico da Paraíba! O Hospital Napoleão Laureano (HNL) inaugura o mais novo acelerador linear do estado, e o mais moderno do Brasil, em funcionamento, que chega para ampliar o número de pessoas que tratam os mais diversos tipos de câncer. A cerimônia de inauguração do equipamento de radioterapia VERSA HD ocorreu na manhã desta quinta-feira (22), dia em que se celebra os 110 anos do nascimento do médico Napoleão Laureano, que mesmo lutando contra um câncer não mediu esforços para trazer vida aos paraibanos.

O presidente da Fundação Napoleão Laureano (FNL), Marcelo Lucena, destaca a relevância do novo equipamento para a oncologia da Paraíba. “Somos o único Cacon (Centro de Alta Complexidade em Oncologia) do estado e é uma honra muito grande ver esse novo acelerador funcionando e levando esperança de vida para milhares de paraibanos. Sobretudo, nesse 22 de agosto que foi o dia de nascimento do maior entusiasta oncológico que a Paraíba já teve: o médico Napoleão Laureano! Foram meses de montagem, validações, aferições, testes… mas, hoje iniciamos as radioterapias na máquina mais moderna de todo o país. Isso é muito gratificante”.

De acordo com o diretor geral do HNL, Marcílio Cartaxo, o atendimento agora será mais rápido; outras máquinas da mesma categoria fazem uma sessão de radioterapia em dez minutos, enquanto esse novo acelerador faz em três minutos. “Com as duas máquinas existentes já atendemos quase 200 pacientes por dia e com a chegada dessa terceira máquina, nossa previsão é atendermos mais cerca de 90 pacientes, totalizando 290 sessões diárias, ou seja, mais 450 novas radioterapias por semana para se somar as quase mil que já realizamos. Com certeza, vamos aumentar os atendimentos de pessoas se tratando em nosso hospital”, celebra o médico radiologista.

A aquisição deste avançado equipamento foi possível graças ao esforço dos líderes do hospital, que viajaram à Brasília para buscar apoio e recursos essenciais no Congresso Nacional. O investimento foi de R$ 9,5 milhões; e desde 2021 os representantes da FNL lutavam por essa aquisição. Diversas reuniões com deputados federais e senadores da Paraíba também foram realizadas para demonstrar a importância do acelerador para o estado, que foi adquirido com verbas do Ministério da Saúde.

O secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Felipe Proenço de Oliveira, participou da inauguração, representando a Ministra da Saúde Nísia Trindade e fez questão de enfatizar que “é uma grande alegria participar deste momento. A gente sabe do esforço e da dedicação de cada um para que isso fosse possível. É esse esforço que a gente faz também a partir de Brasília para que o Ministério da Saúde possa estar contribuindo e é bom também ver o quanto esse hospital é referência não só para a Paraíba, mas também para todo o Nordeste, uma referência e excelência para o Brasil”, disse.

Também esteve presente na cerimônia o secretário de Saúde da Paraíba, Arymatheus Reis. Ele enfatizou a parceria do Laureano com o governo do estado. “Nós temos convênios para custeio, obras e reformas firmados com esse hospital. Além desses convênios já existentes, nós pretendemos estabelecer contratos de prestação de serviços. Na semana passada, publicamos editais para contratação de sessões de radioterapia e quimioterapia, para contratação de cirurgias eletivas e outros exames de imagem que fazem parte do tratamento oncológico que também serão realizados aqui no Laureano”, garante o médico.

O acelerador linear VERSA HD é equipado com uma mesa robótica, que ajusta os ângulos de aplicação e detecta movimentos leves do paciento. Isso proporciona uma flexibilidade maior no tratamento, permitindo uma abordagem personalizada para cada caso de câncer em tratamento. Além disso, a tecnologia de visualização precisa em tempo real do tumor, e dos tecidos saudáveis ao redor, possibilita um aumento na dose de radiação por sessão, o que reduz a quantidade total de sessões necessárias e protege ao máximo os tecidos que estão saudáveis no paciente oncológico.

Vale ressaltar que graças aos apoios, parcerias e doações, o hospital pode disponibilizar uma máquina tão avançada aos pacientes do SUS. O Hospital Napoleão Laureano expressa profunda gratidão a todos que contribuíram para essa conquista. A chegada do VERSA HD, não apenas introduz uma tecnologia inovadora à instituição de saúde, mas também oferece esperança e um cuidado aprimorado para todos que necessitam de tratamento oncológico dos 223 municípios da Paraíba.