Eduardo Carneiro apresenta PL que obriga realização de exames para prevenir doença renal crônica

O deputado estadual, Eduardo Carneiro (Solidariedade), apresentou Projeto de Lei que torna obrigatória a realização dos exames de urina tipo I e creatinina para a prevenção e controle da doença renal crônica em toda a rede pública de saúde na Paraíba.

De acordo com a propositura, o exame será realizado por profissional qualificado, no próprio hospital, e diagnosticada a doença ou qualquer alteração nos portadores reais crônicos, o paciente será encaminhado para a realização de exames mais complexos.

Eduardo destacou que atualmente observa-se um alarmante crescimento dos problemas renais, determinado por doenças sistêmicas que secundariamente lesas os rinas, a exemplo da ateroesclerose e diabetes.

Segundo ele, a doença renal crônica é frequentemente silenciosa, com riscos elevados de mortalidade e morbidade cardiovasculares. Hipertensão arterial, tabagismo, hipercolesterolemia (colesterol alto) e obesidade, que são fatores globais de risco para a saúde, estão fortemente associados à doença renal crônica.

“Esses fatores, aliados ao crescimento da incidência de diabetes e ao envelhecimento da população, estão determinando um aumento expressivo na frequência de doenças renais em todo o mundo, o que é muito preocupante”, disse.

O projeto está tramitando nas comissões da Casa e em breve deve constar na pauta de votações para ser apreciado pelos parlamentares.

COMPARTILHE:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
João Azevêdo é TOP 5 dos governadores mais bem avaliados do Brasil

João Azevêdo é TOP 5 dos governadores mais bem avaliados do Brasil

João Azevêdo é o 5º governador mais bem avaliado do país e o 2º do Nordeste, com

Próximo
Pedofilia: promotores de Justiça se declaram suspeitos no caso do médico Fernando Cunha Lima

Pedofilia: promotores de Justiça se declaram suspeitos no caso do médico Fernando Cunha Lima

Dois promotores de Justiça já se declararam suspeitos no âmbito do caso do

Você também pode gostar