O presidente Lula (PT) afirmou nesta terça-feira (26/6), em entrevista ao UOL, que afastará do cargo o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, se o Ministério Público Federal (MPF) aceitar o seu pedido de indiciamento.
Juscelino foi indiciado pela Polícia Federal por suposto desvio de verbas de emenda parlamentar. O ministro diz que é inocente e que a ação da PF foi “política e previsível”.
— Se o procurador indiciar você, você sabe que tem que mudar de posição. Enquanto não houver indiciamento, você continua como ministro — disse a Juscelino, segundo Lula na entrevista.
Questionado se haverá o afastamento em caso de aceitação do indiciamento, Lula respondeu: “Vai ser afastado. Ele sabe disso”.
Lula não garantiu a permanência do cargo com o União Brasil em caso de afastamento de Juscelino. Segundo ele, isso ainda seria discutido.
— Não gosto de antecipar discussões, porque eu aprendi que a gente deve discutir sempre o principal. O resto fica para depois — declarou.
— Quando se apresentar o fato concreto, eu vou me reunir com as pessoas do União Brasil e vou saber se eles querem continuar — acrescentou.