práticas inovadoras

Vencedores do Inova Educação 2024 serão conhecidos nesta terça-feira

Informe Parlamentar

João Pessoa (PB)

Os três vencedores do prêmio Inova Educação 2024 serão conhecidos nesta terça-feira (18), em Sessão Especial na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). O projeto, de iniciativa do deputado estadual Chió (Rede), premia práticas inovadoras na educação da Paraíba, reconhecendo os esforços de escolas da Rede Pública de Ensino ou de Organizações Não Governamentais (ONGs) pela educação no estado. O incentivo é de mais de R$ 200 mil.

Seis projetos concorrem aos prêmios, são eles: “Educação Física de portas abertas para a inclusão”, de autoria de Ramonn Lima, no município de Sertãozinho; “A rádio escolar antenada na comunicação e interação para o protagonismo estudantil”, com autoria de Erika Rossana Passos, em Esperança; De Remígio, o projeto “Ser Tão Amigo”, de autoria de Thiago Carvalho Rocha, também está na lista.

Outra prática finalista vem de Ingá, com o projeto “Matemática financeira: planilhando o futuro”, de autoria de Philipe Hugo Bezerra Barbosa; O projeto “Criar, brincar e aprender: vivenciando e valorizando o artesanato local na escola”, de autoria de Josicleide Cabral da Silva Guedes e em execução na cidade de Algodão de Jandaíra, encerra a lista de finalistas.

Os projetos mais bem avaliados terão recursos através de Emenda Parlamentar destinados para despesas de capital. Os recursos aplicados nas escolas e/ou organizações serão de R$80, 70 e 60 mil para, respectivamente, os três projetos melhor avaliados. Os recursos serão incluídos no orçamento estadual do ano de 2025, após aprovação de emenda parlamentar do deputado Chió e liberados após o cumprimento das exigências legais pelos beneficiários dos recursos.

As práticas inovadoras receberão Moção de Louvor a ser entregue na Assembleia Legislativa da Paraíba; certificação de escola inovadora sede do projeto; divulgação da prática/projeto permanente em ambiente virtual, denominado de Banco de Práticas Inovadoras em Educação.

Ao todo, 68 práticas oriundas de 38 cidades paraibanas estiveram inscritos nesta edição. A premiação foi criada em 2021 e já destinou mais de 700 mil reais de recursos para a educação inovadora na Paraíba.

A solenidade ocorre a partir das 14h, em João Pessoa, na Casa de Epitácio Pessoa. A premiação será transmitida ao vivo pela TV Assembleia no canal 8.2 ou canal do YouTube.