O Centro Universitário UNIESP, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM) de João Pessoa, está disponibilizando o serviço “Castramóvel”, um equipamento móvel de castração de cães e gatos, de forma gratuita até o dia 15 de junho. Com uma equipe especializada e equipamentos adequados, o serviço está localizado na lateral do Bloco Central do UNIESP, pronto para atender a comunidade.
Os interessados em agendar a castração de seus animais podem fazê-lo através do aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’, disponível para Android, IOS e no site da prefeitura municipal de João Pessoa. É necessário que o tutor seja maior de 18 anos e residente na capital paraibana. Após o agendamento, a equipe da SEMAM entrará em contato para dar seguimento ao processo.
A coordenadora do curso de Medicina Veterinária do UNIESP, professora Paula Fernanda, enfatiza que a castração contribui para a saúde do animal e também traz benefícios para a sociedade. “Para o animal, ajuda a prevenir doenças, reduzir comportamentos agressivos e eliminar o risco de reprodução indesejada. Para a sociedade, contribui para o controle populacional de animais abandonados, reduzindo o número de animais de rua e os problemas associados, como superlotação em abrigos e riscos à saúde pública”.
O trailer do “Castramóvel” tem o seu interior adaptado para realização de cirurgias de esterilização (castração), e possui quatro ambientes internos, com sala de pré-operatório, sala de paramentação, centro cirúrgico e sala de pós-operatório. Cabe ao tutor ficar responsável pelos cuidados pós-cirúrgicos, como medicação e roupa cirúrgica quando necessário.
É importante ressaltar que, para a realização da cirurgia, os animais devem estar em jejum de 12 horas de alimentos e 6 horas de água. Além disso, é obrigatório trazer a roupa cirúrgica, e os gatos devem ser transportados em caixas apropriadas, enquanto os cães devem estar de guia e coleira.
“A castração oferece uma série de benefícios tanto para a saúde dos animais quanto para a comunidade em geral”, explica a professora Paula Fernanda. “Reduzindo o risco de doenças como câncer de mama e infecções uterinas em fêmeas, e câncer de testículo em machos, os animais castrados tendem a ser menos agressivos e têm menos propensão a fugas ou marcação de território”.
O Castramóvel alcança áreas onde o acesso à assistência veterinária é limitado, assegurando que a castração seja uma opção inclusiva para todos, independentemente de sua situação econômica. Segundo a professora, “o castramóvel contribui significativamente para o bem-estar animal e para a harmonia entre os humanos e seus pets, promovendo uma convivência mais saudável e equilibrada”.