educação

Ranking: nível de alfabetização de crianças sobe na Paraíba; saiba como foram JP e CG

www.mauriliojunior.com

maurílio júnior

A Paraíba teve um motivo a celebrar no quesito educação, nesta terça-feira (28/05), com a divulgação do 1º Relatório de Resultados do Indicador Criança Alfabetizada.

  • 51% das crianças paraibanas foram alfabetizados na idade certa em 2023, conforme os parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC). A Paraíba aparece em 16º no ranking nacional.
  • Em 2019, o desempenho apresentado pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) foi de 45%. Já em 2021, durante a pandemia, o indicador foi de 39%.
  • Para 2024, a meta do estado, estabelecida pelo MEC, é de 56% crianças alfabetizadas.
  • O desempenho da Paraíba ficou um pouco abaixo da média nacional, que foi de 56%.
  • O Ceará é quem tem o melhor desempenho do Brasil, com 85% das crianças alfabetizadas na idade certa em 2023.

Como foram os municípios

  • Campina Grande, de acordo com o ranking, alfabetizou 42,4% das crianças na idade certa em 2023.
  • A capital João Pessoa apresentou um indicador de 46,7%, o 15º melhor desempenho entre as capitais.
  • O município paraibano com o melhor desempenho foi Marizópolis, com 100% das crianças alfabetizadas na idade certa.

Os Estados fizeram um acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), através do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, para incluir perguntas sobre leitura e escrita nas provas já feitas por eles com seus alunos de 7 anos. Os itens então foram padronizados de forma comum a todos os Estados que participaram para que pudessem ser comparados e, agora, divulgar a percentagem de crianças que atingiu o ponto de corte que indica a alfabetização por estado.

O Compromisso Criança Alfabetizada foi instituído pelo Ministério da Educação em junho de 2023, por meio do Decreto nº 11.556/2023, com o objetivo de subsidiar ações dos estados e municípios para a promoção da alfabetização de todas as crianças.