O deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB) defendeu nesta sexta-feira (10/05) o Projeto de Lei Complementar de sua autoria, que autoriza bancos a usar automaticamente o saldo de clientes em caso de não pagamento, por exemplo, do cartão de crédito. Em caso do saldo estar zerado, o banco poderá solicitar a transferência do FGTS para cobrir o débito.
O parlamentar afirmou, em entrevista à Correio FM, que o débito automático é uma tendência.
— A questão do débito automático entre outras instituições bancárias será cada vez mais uma tendência para que os bancos possam automatizar operações. Nós já estamos vendo isso desde quando foi instituído débito automático para pagar as nossas contas do dia a dia, hoje a sua conta de luz a sua conta de água, pode muito bem ser colocada em débito automático, que tem muita gente que prefere até para se organizar no final do mês e não usar o dinheiro com outra coisa e deixar de pagar aquilo que é essencial — defendeu.
Diante da repercussão negativa nessa quinta-feira (09/05), Hugo Motta informou que irá retirar de pauta o projeto. A matéria estava tramitando em caráter de urgência na Câmara dos Deputados.