João Pessoa (PB)
O governador João Azevêdo (PSB) confirmou no início da tarde desta quinta-feira (25/4) ao @blogmauriliojunior a exoneração de Tales Alves de Almeida, diretor do Presídio de Cajazeiras. Ele é alvo da Operação Ergástulo, que mira um esquema de fraudes para liberação de criminosos, e está foragido.
O que se sabe da operação:
- As investigações apontam para um suposto esquema de corrupção e favorecimento ilícito através de falsificações de documentos relacionados a enfermidades sem embasamento visando a liberação temporária ou definitiva de presos, além de remições fraudulentas de penas baseadas em
atividades educacionais e laborais supostamente realizadas por apenados. - Talves Alves estava na função de diretor da Penitenciária Padrão Regional de Cajazeiras desde 2016.
- Além de Tales Alves de Almeida, também foi alvo de mandado de prisão um advogado identificado como Ennio Alves. Este já foi preso.
- Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em Cajazeiras (3), São José de Piranhas (2) e Marizópolis (2).
- A operação foi conduzida pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado do Ministério Público da Paraíba (Gaeco/MPPB), as polícias Civil do Estado (PC/PB) e Militar da Paraíba (PM/PB) e a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap/PB).