Anvisa mantém proibição de venda do cigarro eletrônico no Brasil, e faz apelo ao Senado

A maioria dos diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em reunião nesta sexta-feira (19/04), votou por manter proibida a comercialização no Brasil dos cigarros eletrônicos, também conhecidos como vapes. Antonio Barra Torres, diretor-presidente da Anvisa, fez um apelo ao Senado para que mantenha a proibição.

Um projeto de lei no Senado, da senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS), propõe a permissão da venda e produção do produto no país. O projeto está no estágio inicial de tramitação, ainda pendente de votação em comissões.

No início da semana, o Senado aprovou a PEC que criminaliza o porte de drogas, independente da quantidade. O texto foi relatado pelo senador paraibano Efraim Filho (União Brasil).

👉 Desde 2009, esses dispositivos não podem ser vendidos no país. Apesar disso, são facilmente encontrados no comércio ou online.

Para embasar a discussão, a agência elaborou um relatório que avaliou o impacto no país da proibição nos últimos anos, além da situação em outros países em que a comercialização foi liberada. O documento faz as seguintes considerações:

  • 🚬 Aumento do fumo entre os jovens: nos países em que foram liberados, como Estados Unidos e Reino Unido, houve um aumento do fumo entre adolescentes e crianças, o que tem gerado uma crise de saúde e um movimento a favor da revisão da liberação.
  • 🚬 Potencial de dependência: um dos argumentos da indústria é o de que o cigarro eletrônico seria menos viciante e, por isso, uma alternativa ao tabagismo. No entanto, as pesquisas recentes apontam que não é fato. Os vapes podem entregar até 20 vezes mais nicotina que o cigarro comum.
  • 🚬 Ausência de estudos no longo prazo: Não há estudos que mostrem os riscos e efeitos no longo prazo. Um dos pontos de preocupação é a evali, lesão pulmonar que pode levar à morte em um curto espaço de tempo e é causada pelas substâncias presentes nos cigarros eletrônicos. Nos EUA, foram ao menos 70 casos de morte pela doença.
  • 🚬 Impactos na política de controle do tabaco: o Brasil é referência no combate ao tabagismo, doença descrita para quem tem a dependência de cigarro. Um dos riscos analisados pela agência foi o aumento do consumo de tabaco no país com os cigarros eletrônicos.
COMPARTILHE:

Deixe o seu comentário

Anterior
No caso Padre Zé, sobrou mais uma vez para um peixe pequeno

No caso Padre Zé, sobrou mais uma vez para um peixe pequeno

Por toda expectativa criada com a prisão do Padre Egídio em novembro do ano

Próximo
Confira os pontos bloqueados em João Pessoa devido a chuva neste sábado

Confira os pontos bloqueados em João Pessoa devido a chuva neste sábado

João Pessoa tem alguns pontos bloqueados parcialmente devido as fortes chuvas

Você também pode gostar