A Secretaria de Meio Ambiente de João Pessoa autorizou nesta sexta-feira (22) a retirada de 18 árvores na avenida Ruy Carneiro por, segundo o secretário Welison Silveira, apresentarem problemas de cupins de solo e copas descaracterizadas por infestações de fungos apodrecidos.
Através das redes sociais, o vereador Marcos Henriques (PT) afirmou que, na verdade, foram derrubadas 50 árvores na Ruy Carneiro. O parlamentar diz que as árvores que ali estavam tinham mais de 50 anos.
O que diz a Secretaria de Meio Ambiente
O secretário Welison Silveira informou que o novo projeto de urbanização, mobilidade urbana e paisagismo implantado pela gestão municipal inclui o plantio de 60 novas árvores de espécies nativas da Mata Atlântica nas áreas de passeio público (calçadas). Na mesma avenida, ao logo de todo o canteiro central, serão plantadas cerca de 80 palmeiras Carpentaria.
Diz a Prefeitura de João Pessoa que só hoje estão sendo plantadas 140 novas mudas, espalhadas pelas calçadas e canteiro central.
O engenheiro agrônomo e diretor de Controle Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Anderson Fontes, afirma que o novo projeto vai trazer benefícios que vão além da organização urbana. Segundo ele, essa é a proposta das cidades que pensam em sustentabilidade.
Caso Dubeux
A Ruy Carneiro, uma das mais movimentadas avenidas de João Pessoa, é onde está sendo construído um edifício de 41 andares da construtora Moura Dubeux, em uma área de preservação ambiental.
Uma decisão juíza Virgínia Fernandes, 2ª Vara de Fazenda Pública de João Pessoa, chegou a suspender a continuidade das obras.
Após isto, o promotor José Farias de Souza Filho, que atua como 42ª promotor de Justiça de João Pessoa, decidiu pelo arquivamento de um inquérito civil que investigava irregularidades na construção do condomínio Mirante Ruy Carneiro.