O desembargador Oswaldo Trigueiro, que toma posse nesta quinta-feira (21/03), na vice-presidência e na Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da Paraíba, informou que o interesse de jovens aptos a votar pela 1ª vez está abaixo do esperado na Paraíba. Ele promete uma campanha de divulgação na mídia para mobilizar os adolescentes.
“Em 2022 foram em torno de 80.000 adolescentes votantes, até agora nós temos 28.000 cadastrados que terão 17 anos até o dia da eleição. Então, ainda está com uma faixa ainda muito distante, porque se a gente tem ainda uma demanda reprimida nessa época desde a pandemia. Acho que tem muita galera boa aí que ainda pode vir para poder contribuir modificar a realidade do cenário político e de sua representação no município quer seja no vereador quer seja no prefeito”, disse Trigueiro, em entrevista à CBN.
O pleito de 2024, que vai eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores, está marcado para 6 de outubro. Por isso, o prazo para tirar o título de eleitor vai até 8 de maio, 5 meses antes do pleito. No Brasil, o voto é facultativo aos eleitores de 16 e 17 anos, aos analfabetos e aos maiores de 70 anos. No caso dos adolescentes, a Justiça Eleitoral faz uma série de campanhas para incentivar a participação deles nas eleições.