O estádio Almeidão, em João Pessoa, voltou a ser palco de cenas lamentáveis envolvendo policiais militares e torcedores. As imagens aqui registradas aconteceram neste sábado (09/03), antes e depois da partida entre CSP e Treze pelo Campeonato Paraibano 2024.
Antes de o jogo começar, PM e torcedores do time de Campina Grande se estranharam após dois trezeanos trocarem provocações com jogadores do CSP que estavam no banco de reserva. Os policiais interviram na situação e quase saíram em vias de fato.
Já após a partida, uma nova confusão, ainda sem um motivo aparente. Um torcedor chegou a ser chutado, como mostra o registro do fotógrafo Aloísio Abrantes. O @blogmauriliojunior fez contato ainda no Almeidão com o major responsável pela tropa que trabalhou na partida, para saber o que teria motivado a ação da PM, mas ele optou por não se manifestar. O espaço segue aberto.
Durante o tumulto, o @blogmauriliojunior, que também fotografava a partida, foi abordado por um policial militar que disse “para ter cuidado”. Ele negou que tenha falado em tom de intimidação.
Histórico
Em julho do ano passado, após a vitória do Botafogo-PB sobre o Aparecidense-GO pela Série C do Campeonato Brasileiro, torcedores do time de João Pessoa acusaram a Polícia Militar de agressão durante a comemoração pelo resultado.
Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram policiais militares agindo de forma truculenta e desproporcional contra os torcedores que comemoravam pacificamente a vitória. Um torcedor foi ferido.
Em nota oficial, o Botafogo-PB repudiou veementemente e cobrou explicações da ação dos policiais, que usaram cavalaria, spray de pimenta e cassetetes para dispersar os torcedores, que incluíam jovens, mulheres, crianças e idosos.
Após a repercussão, a Polícia Militar abriu uma sindicância para apurar uma abordagem dos policiais. Em nota, a corporação afirmou que o fato foi isolado.