As declarações do deputado estadual Luciano Cartaxo (PT) dadas nesta sexta-feira são verdades que não poderiam ser ditas. Pelo menos publicamente.
O ex-prefeito não mentiu quando minimizou os apoios de setores do PT a pré-candidatura de Cida Ramos, para asseverar que a parlamentar terá pouca relevância na disputa pela prefeitura de João Pessoa. As pesquisas atestam isto.
Em crítica velada ao presidente estadual do PT, Jackson Macêdo, que defende uma aliança com o prefeito Cícero Lucena (PP), Cartaxo também falou que o partido corre sérios riscos de não eleger nenhum prefeito na Paraíba. É outra verdade. Hoje só conta com 1, que não poderá concorrer à reeleição.
Mas uma coisa é alguém identificado com o PT dizer tudo isto, outra é Cartaxo, que abandonou o partido em seu pior momento, em 2015. As declarações de hoje tendem a aumentar a rejeição do deputado internamente.
A verdade é que uma eventual candidatura de Cida é boa para todo mundo. Para o setor do PT que defende uma aliança com Cícero, já que Cida não ofereceria tantos riscos; ao próprio prefeito, que pode retirar o segundo nome competitivo do seu caminho depois da desistência de Nilvan Ferreira; e até mesmo para Ruy Carneiro (Podemos), que a julgar pela fotografia de momento, se desenha como único candidato competitivo da oposição. Além disso, Cida pode ser uma linha auxiliar de Ruy nos debates, visto a boa relação entre os dois, desde as dobradinhas nas eleições de 2022.
Com Cida no páreo, todo mundo ganha; menos Cartaxo.