previne brasil

Ministério fecha ranking da saúde básica na Paraíba; Bananeiras lidera e Campina fica em último

Por Maurílio Júnior

O Ministério da Saúde divulgou nesta quarta-feira (31/01) o ranking da Saúde Básica dos municípios brasileiros através do programa Previne Brasil em 2023.

Os números apontam dados referentes ao terceiro quadrimestre do ano passado e o município de Bananeiras, no Brejo, se posiciona como o melhor entre aqueles acima de 20 mil habitantes na Paraíba.

A nota de Bananeiras foi de 9,98, seguido de Alagoa Grande, com 9.62, e Itabaiana, com 9.29. Já a capital João Pessoa aparece com nota 6.11, na 28ª posição. O último lugar pertence a Campina Grande, com nota 5.28.

No ranking geral 25 municípios abaixo de 20 mil habitantes aparecem com nota 10 em 1º lugar, com João Pessoa no 218º lugar e Campina Grande na penúltima posição.

Indicadores do Previne Brasil

Indicador 1: proporção de gestantes com pelo menos 6 (seis) consultas pré-natal realizadas, sendo a 1ª (primeira) até a 12ª (décima segunda) semana de gestação.

Indicador 2: proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV.

Indicador 3: proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado.

Indicador 4: proporção de mulheres com coleta de citopatológico na APS.

Indicador 5: proporção de crianças de 1 (um) ano de idade vacinadas na APS contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, infecções causadas por haemophilus influenzae tipo b e Poliomielite inativada.

Indicador 6: proporção de pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre.

Indicador 7: proporção de pessoas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre.