racismo na política

Nilvan: “A melanina da minha pele não é motivo para ninguém me desqualificar”

Por Maurílio Júnior

Nilvan Ferreira irá processar o ex-prefeito de Santa Rita Reginaldo Pereira pelas declarações racistas em um áudio vazado, nesta sexta-feira (26/01), quando comentava sobre a possibilidade do comunicador concorrer a prefeito do município da Grande João Pessoa. No áudio, Reginaldo Pereira trata Nilvan como “neguinho vagabundo”.

Nilvan condenou as ofensas de Reginaldo e ressaltou que o ex-prefeito teria diversos motivos para criticá-lo, mas não pela cor da sua pele. “A melanina da minha pele não é motivo para ninguém me desqualificar, como homem, político, ser humano. Quando não se tem argumentos para discutir com a pessoa, se usa dos argumentos mais vergonhosos. Nos tempos de hoje, não tem mais espaço pra esse tipo de racismo, não tem mais espaços pra esse tipo de preconceito”, afirmou Nilvan Ferreira, em entrevista à Rede Mais Rádio.

“Isso é um crime muito grave e não pode passar despercebido, senão vira moda. E a gente tem que cortar o mal pela raiz, para que outras pessoas que queiram fazer isso comigo ou com qualquer outra pessoa negra, elas tenham medo de ser preconceituosos, ser racista, antes de cometer qualquer fato em relação ao que cometeram comigo hoje”, acrescentou.

1º prefeito cassado de Santa Rita

Reginaldo Pereira entrou para história de Santa Rita como o primeiro prefeito cassado do município. Em 2014, a Câmara Municipal passou por unanimidade o então gestor por irregularidades em licitações e nepotismo.

No ano seguinte, a decisão da Casa legislativa foi referenda pela Justiça, que julgou improcedente uma Ação Anulatória movida por Reginaldo Pereira.