educação

Com vagas reduzidas, pais madrugam em fila na porta de creches em Campina; PMCG emite nota

Por Maurílio Júnior

Com receio de não conseguir uma vaga para os filhos, dezenas de mães e pais decidiram madrugar em uma fila em frente a creches em Campina Grande. O motivo é a redução de vagas disponíveis pela Prefeitura, que abre nesta quinta-feira (18.jan.2024) o período referente às matrículas para alunos novatos nas unidades educacionais.

Em entrevista à TV Paraíba, uma mãe relatou o drama: “A gente chegou às 2 horas da tarde, foi saber que não haviam muitas vagas disponíveis; quando as responsáveis da creche chegaram tinha por volta de 60 pessoas e o número de vaga era 18, né? Então a gente com medo de não ter a vaga pros nossos filhos ficamos aqui, porém a partir da chegada do pessoal da creche as pessoas foram dispersas e passaram a retornar às 2 horas da manhã e nós chegamos aqui às 4:00 novamente e já tinha uma aglomeração de novo e nós ficamos já com medo de não ter as vagas disponíveis, por isso nós chegamos tão cedo e ainda estamos com medo de não ter as vagas porque a gente não tem oficialmente quantas vagas para cada turma então para as turmas podem ter números ainda menores como quatro vagas, né? Então todos aqui estão com muito medo de não terem as vagas disponíveis. Infelizmente uma humilhação para todos os pais, né?”.

A Secretaria de Educação do Município emitiu nota, após tomar conhecimento de formação de fila em creche para garantir vaga. “O período de matrículas abertas para vagas livres iniciou nesta quinta-feira com 12.335 vagas disponíveis para toda a Rede Municipal de Ensino. Somente para o ensino infantil, a projeção foi de 4.709 vagas”, diz em um trecho.

Confira a nota: 

A Secretaria de Educação (Seduc), através da Gerência de Educação Infantil, tomou conhecimento ainda na noite de ontem (quarta-feira) da formação de fila de espera em frente à Creche Marinês Almeida da Silva, localizada no bairro do Cruzeiro. De imediato, nossa equipe de técnicos se dirigiu até a localidade onde realizou a acolhida e atendimento dos pais e/ou responsáveis.

O trabalho foi finalizado por volta da 1h da madrugada desta quinta-feira com o atendimento de 56 famílias com a garantia de vagas na própria creche ou em unidade mais próxima, protocolo de trabalho utilizado para as demandas semelhantes. Vale ressaltar que a Seduc respeita a capacidade física dos espaços para garantir a qualidade e segurança das crianças matriculadas.

O período de matrículas abertas para vagas livres iniciou nesta quinta-feira com 12.335 vagas disponíveis para toda a Rede Municipal de Ensino. Somente para o ensino infantil, a projeção foi de 4.709 vagas.

Para este ano, a Seduc trabalha ainda com a perspectiva futura de 875 novas vagas somente para a Educação Infantil com a entrega de quatro novas creches e três em processo de reforma e/ou ampliação.

Compreendemos a expectativa e a ansiedade das famílias e tranquilizamos a todos que buscam o nosso serviço. Nossa equipe de profissionais da Educação trabalha para que todas essas crianças tenham vaga garantida.