política

Prefeitura de Campina Grande emite nota sobre decreto que proíbe carnaval de rua no feriadão

Por Maurílio Júnior

Sede da Prefeitura de Campina Grande

A Prefeitura de Campina Grande emitiu nota na noite desta segunda-feira (15/01) sobre o polêmico decreto do prefeito Bruno Cunha Lima (União Brasil), que proíbe a realização de blocos de rua durante o feriadão de carnaval. Pelo menos 12 locais da cidade serão reservados para eventos ecumênicos denominado de “Carnaval da Paz”.

“Os festejos carnavalescos se constituem numa das maiores manifestações culturais do País. Já o nosso Carnaval da Paz, um evento consolidado no calendário turístico da cidade há décadas, vem sendo ampliado a cada ano por reunir múltiplas correntes religiosas e celebrar a cultura da paz. São duas realidades que coexistem em Campina Grande no mesmo período e cabe ao poder público, em suas várias instâncias, zelar para não se colidam e se consagre o interesse público de ambos os lados”, diz a PMCG.

O município também informou que o decreto publicado “atende recomendações expressas do Ministério Público da Paraíba e dos órgãos de segurança do Estado”.

Sendo assim, ressalta a gestão municipal, “que, a partir do dia 21 de janeiro, a cidade terá a sua vasta programação do ciclo carnavalesco iniciada, reunindo diversos blocos, escolas de samba e eventos carnavalescos, que se estenderão até a última semana de fevereiro de 2024. Ao mesmo tempo em que também assegurará o espaço para que o Carnaval da Paz seja realizado, com o total sucesso em toda a sua grade de manifestações religiosas.”

Confira a nota completa:

Em meio a uma série de desinformações ou distorções dos fatos em relação ao Campina Folia e Carnaval Tradição deste ano, a Prefeitura de Campina Grande vem a público deixar claro que, ao emitir o decreto municipal 4.813/2024, para reorganizar o calendário de eventos e garantir a coexistência e valorização de cada agenda, atende recomendações expressas do Ministério Público da Paraíba e dos órgãos de segurança do Estado.

Nesse sentido, a convite do MPB, a Prefeitura de Campina Grande e os órgãos que integram as forças de segurança do Estado se reuniram na semana passada para estabelecer regras mínimas que garantam o sucesso e a harmonia de cada evento.

Os festejos carnavalescos se constituem numa das maiores manifestações culturais do País. Já o nosso Carnaval da Paz, um evento consolidado no calendário turístico da cidade há décadas, vem sendo ampliado a cada ano por reunir múltiplas correntes religiosas e celebrar a cultura da paz. São duas realidades que coexistem em Campina Grande no mesmo período e cabe ao poder público, em suas várias instâncias, zelar para não se colidam e se consagre o interesse público de ambos os lados.

Sendo assim, a Prefeitura de Campina Grande ressalta que, a partir do dia 21 de janeiro, a cidade terá a sua vasta programação do ciclo carnavalesco iniciada, reunindo diversos blocos, escolas de samba e eventos carnavalescos, que se estenderão até a última semana de fevereiro de 2024. Ao mesmo tempo em que também assegurará o espaço para que o Carnaval da Paz seja realizado, com o total sucesso em toda a sua grade de manifestações religiosas.