rede social

Página ‘Choquei’ é acusada de ter provocado morte de jovem após divulgação de notícia falsa

Por Maurílio Júnior

Raphael Souza, dono da Choquei — Foto: Reprodução/Rede social

O falecimento da jovem Jéssica Vitória, 22 anos, causou comoção nas redes sociais nessa sexta-feira (22/12). Ela atentou contra a própria vida após onda de ataques pessoais, depois de ter sido envolvida em uma fake news. No Twitter, perfis de fofoca, a exemplo de ‘Choquei’, com mais de 20 milhões de seguidores, tem sido apontados como responsável pela disseminação de notícias falsas contra a vítima.

Jessica, que lutava contra a depressão, tirou a própria vida após ser alvo de ataques nas redes sociais em decorrência de uma notícia falsa divulgada pela ‘Choquei’. No início desta semana, começaram a circular prints falsos de uma suposta conversa entre Whindersson e Jessica. No diálogo, a jovem apresentava receio em responder as “cantadas” do youtuber.

Um aviso do X (ex-Twitter), plataforma na qual a informação foi mais disseminada, diz que “a Choquei foi a maior promotora desta fake news”. “Com mais de 30 milhões de seguidores em suas redes sociais, a página foi quem deu proeminência nacional com os prints forjados. Após a morte, eles deletaram os posts sem mea culpa”, afirma o comunicado.

Após o caso viralizar na web, Whindersson Nunes negou conhecer Jessica. Em seguida, ela criou um perfil no Instagram para esclarecer que também havia sido vítima de fake news.

Em um desabafo, a jovem explicou que estava passando por momentos delicados em sua saúde e deixou claro que não era responsável por criar as conversas falsas com o famoso, tampouco por compartilhá-las com perfis de celebridade.

O dono de ‘Choquei’, Raphael Souza, ironizou o texto explicativo da jovem. “Avisa para ela que a redação do ENEM já passou. Pelo amor de Deus!”, disse o influenciador através de um comentário em um perfil de celebridades.