A Fundação Pedro Américo, instituição mantenedora do Hospital Help de Campina Grande, ingressou com uma ação contra sites, blogs e jornalistas que noticiaram uma suposta investigação do Tribunal de Contas da União acerca do envio de emendas federais para unidade hospitalar, apurou o @blogmauriliojunior. A ação está na 6ª Vara Cível de Campina Grande.
A informação dada pelo site Metrópoles, em setembro, diz que “o órgão abriu uma investigação preliminar para apurar um suposto esquema de desvio milionário de emendas destinadas à construção da unidade, que pertence a uma instituição de ensino privada”.
Estão sendo processados pelo Help sites como ClickPB, Polêmica Paraíba, Paraíba Já e Wscom.
Diz a Fundação Pedro Américo que, “nos últimos dias, parte da imprensa paraibana reproduziu uma série de inverdades e difamações, com base em matéria do site Metrópoles29, que, em nenhum momento, cita o nome da Fundação Pedro Américo ou do HELP”.
“As partes Promovidas, a despeito da inexistência de qualquer procedimento perante o Tribunal de Contas da União (TCU) ou mesmo de qualquer menção à parte Promovente na notícia jornalística acima, fazem esta associação e, assim, reproduzem uma série de inverdades sobre o assunto”, acrescenta a petição.
A Fundação Pedro Américo pede uma indenização de 30.000,00 (trinta mil reais) por cada parte processada “pelos danos morais praticados em face da parte Promovente nas matérias jornalísticas inverídicas e difamatórias publicadas em seus respectivos canais de comunicação”, somando quase R$ 1 milhão.