Começa nesta sexta-feira, a IX edição do Festival da Cultura Agroecológica, em Remígio, Brejo paraibano. Com programação que inclui de atividades de campo a atrações musicais, o evento acontece até o dia 3 de dezembro na Lagoa Parque, Centro da cidade.
Nesta sexta-feira, o Dia de Campo sobre produção de algodão agroecológico, no galpão da Rede Borborema de Agroecologia no Assentamento Queimadas abriu o evento. Às 15h, a ECIT José Bronzeado Sobrinho será o palco para o seminário “Intercâmbio de Experiências Mulheres de Fibra. A abertura da feira das experiências da agricultura familiar agroecológica acontece às 16h, na Lagoa Parque.
Na primeira noite de festividades, a cerimônia de abertura acontece às 19h. Na sequência, a Quadrilha Só Pra Você se apresenta no palco oficial. A partir das 20h, a festa fica por conta das atrações Saia Justa e Sandra Belê.
No sábado, a partir das 9h, um dos destaques da programação será o Intercâmbio de experiências Mulheres de Fibra, que será realizado na Escola Cidadã Integral Técnica – ECIT José Bronzeado Sobrinho, com a participação de produtoras de algodão agroecológico da região para troca de saberes, sob a coordenação da Embrapa Algodão e Instituto Riachuelo.
Durante o festival também haverá o lançamento da Coleção Mulheres Rurais no Brasil, com a cartilha Mulheres na Produção Orgânica de Algodão no Semiárido Brasileiro; lançamento do livro Mercado como espaço da luta de classe: das lutas e das labutas; desfile de moda do algodão colorido e outras atividades.
No palco principal, também se apresentam Rômulo Rufino, Nathan Vinicius e Cia da Voz, no sábado. Fofim Dirmantelo, Banda Feras e Orquestra Sanfônica encerram a programação no domingo.
O evento é uma realização da ONG Arribaça, com apoio da Empresa Paraibana de Pesquisa Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), Funesc, Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Secretaria de Estado da Cultura, mandato do deputado estadual Chió, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Prefeitura de Remígio, Embrapa, AgroSertão, Rede Borborema de Agroecologia, Sebrae, ACEPAC, Diaconia e Algodão em Consórcios Agroecológicos.