Uma operação que mira manipulação em partidas do futebol brasileiro cumpriu nesta terça-feira mandados de busca e apreensão em Campina Grande. Pelo menos dois jogos do Campeonato Paraibano 2023 estão sendo investigados no âmbito da Operação Penalidade Máxima, que é conduzida pelo Ministério Público de Goiás.
Estão sendo apurados ilícitos nas partidas Nacional 2×1 Auto Esporte; e Sousa 4×0 Auto Esporte. Os mandados foram expedidos pelo juízo da 2ª Vara Estadual dos Feitos Relativos a Delitos Praticados por Organização Criminosa e Lavagem ou Ocultação de Bens Direitos e Valores.
Polícia cumpre mandados em Campina Grande por suspeita de manipulação em jogos do Campeonato Paraibano.
Uma das partidas investigadas é Sousa 4×0 Auto Esporte. No vídeo, o lance do pênalti que originou o quarto gol do time da casa. pic.twitter.com/7OJXNqzGJU
— Maurílio Júnior (@1mauriliojunior) November 28, 2023
Ainda segundo informações do MP, a ação é um desdobramento das Operações Penalidade Máxima I e II, deflagradas em fevereiro e abril de 2023. As duas fases anteriores resultaram, até o momento, no oferecimento de três denúncias, já recebidas pelo Judiciário. Trinta duas pessoas foram acusadas de integrar organização criminosa e praticar corrupção em âmbito desportivo.
O Ministério Público de Goiás apura a atuação de criminosos que aliciavam jogadores profissionais com a promessa de elevados valores financeiros. Em troca, os atletas se comprometeriam a receber cartão amarelo ou vermelho, cometer pênaltis ou favorecerem algum placar parcial na partida, de maneira que os integrantes lucrassem em sites de apostas esportivas.