O Hospital Napoleão Laureano (HNL) instalou cinco totens, que estão distribuídos por todo hospital, para facilitar o acesso da população ao portal da transparência dessa unidade de sapude que referência oncológica da Paraíaba. O objetivo é disponibilizar de maneira clara, facilitada e acessível os detalhes referentes à administração governamental do hospital.
Os totens foram doados pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT-PB), que anteriormente eram utilizados para consultas processuais. Hoje, estes equipamentos foram transformados em portais da transparência, ratificando o compromisso do hospital com a publicidade de seus recursos.
Sobretudo, por se tratar do único Centro de Alta Complexidade em Oncologia da Paraíba, atendendo pacientes dos 223 municípios, o equivalente a cerca de mil atendimentos por dia.
O presidente da Fundação Napoleão Laureano (FNL), Marcelo Lucena, ressalta a importância dos totens como uma maneira de divulgar a transparência da atual gestão.
“Nossa intenção é fazer com que cada vez mais a transparência do hospital esteja mais próxima da sociedade. Nós temos vários totens distribuídos dentro do hospital, onde as pessoas podem acessar a qualquer momento o relatório de gestão governamental do Laureano. Nesse relatório, pode-se encontrar todos os dados contábeis, as receitas, despesas, estatísticas de crescimento e de atendimento do hospital, além de emendas parlamentares. Dessa forma, a sociedade confiará mais na nossa gestão, para, assim, conseguirmos mais doações de modo a serem revertidas para os nossos pacientes”, pontua.
Através do portal da transparência do Laureano, é possível conferir os dados estatísticos, os demonstrativos contábeis, as doações e a prestação de contas. Para ter acesso ao portal da transparência do Laureano, basta acessar o link: (//hlaureano.org.br/portal-da-transparencia/).
Na aba de prestação de contas, encontra-se a revista ‘Relatório de Governança Corporativa’, que é publicada todos os anos e distribuída para os órgãos públicos e fiscalizadores. Esses relatórios não apresentam custo algum para o hospital pois são doados pela gráfica Santa Marta.