Operação da Polícia Federal mira Saúde de Campina Grande

Sede da Prefeitura de Campina Grande

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (16/11) uma operação que investiga fraudes à licitação, superfaturamento de produtos e desvio de verbas públicas ocorridos na Secretaria de Saúde de Campina Grande  no final do ano de 2020, período da pandemia de Covid-19. Um dos alvos dos mandados foi o ex-secretário de Saúde da cidade, Felipe Reul, que ocupou o cargo até setembro de 2021.

Conforme apurado nas investigações, houve superfaturamento médio de 111% na aquisição de gêneros alimentícios não perecíveis pela prefeitura municipal, sendo que alguns itens chegaram a ser reajustados em até 299% sem qualquer justificativa plausível, causando um prejuízo aos cofres públicos estimado em mais de 340 mil reais.

Ainda segundo apurado pela Polícia Federal, o secretário municipal de saúde teria assinado contrato para aquisição desses gêneros alimentícios no valor de aproximadamente R$ 800.000,00, e – apenas 60 dias depois – assinou um termo aditivo reajustando os valores do contrato para mais de 1.650.000,00, sendo que neste interstício a inflação oficial não passou da casa dos 2%.

Há indícios ainda de que a empresa investigada seja apenas de fachada, tendo em vista que no endereço constante em seu cadastro foi encontrado apenas um imóvel inacabado e abandonado.

Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, expedidos pela 4ª Vara Federal de Campina Grande,  no apartamento do empresário que teria fornecido os produtos superfaturados e na residência do ex-secretário municipal de saúde, ambos localizados nesta mesma cidade.

Além disso, o Juízo Criminal determinou a quebra do sigilo telemático dos investigados, bem como o bloqueio de contas e sequestro de bens no valor de R$ 340.286,77. Ninguém foi preso até o momento.

A palavra latina salus, que dá nome à operação, designava o atributo principal dos inteiros dos intactos e dos íntegros, tendo dado origem à palavra “saúde” na língua portuguesa.

COMPARTILHE:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Prefeitura de Campina Grande atrasa repasse para tratamento de pacientes com câncer

Prefeitura de Campina Grande atrasa repasse para tratamento de pacientes com câncer

O Hospital da FAP, que é referência no atendimento de pacientes com câncer em

Próximo
Efraim anuncia recurso para compra de mamógrafo no Hospital Napoleão Laureano

Efraim anuncia recurso para compra de mamógrafo no Hospital Napoleão Laureano

O senador Efraim Filho (União Brasil) anunciou nesta quinta-feira (16/11) a

Você também pode gostar