Relatado por Gervásio, comissão aprova direito de autor se opor a paródia com fins político-partidários

Gervasio maia

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1468/22, da deputada Lídice da Mata (PSB-BA), que confere ao autor de obras intelectuais o direito de se opor a paródias elaboradas com fim político-partidário.

O texto recebeu parecer do relator, deputado Gervásio Maia (PSB-PB), pela constitucionalidade. A proposta foi analisada em caráter conclusivo e, portanto, poderá seguir ao Senado, a menos que haja recurso para votação pelo Plenário da Câmara.

O projeto altera a legislação sobre direitos autorais (Lei 9.610/98). Hoje, a lei já estabelece como direito moral do autor o de assegurar a integridade da obra. Assim, ele pode se opor a quaisquer modificações que, de alguma forma, possam prejudicar a obra ou atingi-lo, como autor, em sua reputação ou honra.

Críticas
A proposta sofreu oposição durante a votação na CCJ. Para o deputado Capitão Alberto Neto (PL-AM), o tema não é simples. “O autor da música pode, por exemplo, vender a propriedade intelectual a uma empresa e a empresa que poderia brigar contra manchas em relação a sua música. A gente vive um momento muito ditatorial, com a liberdade de expressão ameaçada”, defendeu.

Por outro lado, segundo Gervásio Maia, está claro que, se o artista tiver vendido sua obra, ele não poderá fazer reclamação futura quanto a paródias. “O projeto de lei não cria embaraço em relação à liberdade de expressão. Hoje existem decisões judiciais para os dois lados, a proposta vai dar segurança jurídica à situação”, afirmou o relator.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

COMPARTILHE:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Murilo Galdino cobra visita de avaliação a obra paralisada da Adutora do Pajeú

Murilo Galdino cobra visita de avaliação a obra paralisada da Adutora do Pajeú

O deputado federal Murilo Galdino (Republicanos-PB) apresentou importante

Próximo
Padre George revela que emenda de José Maranhão para fundação Padre Pio sumiu em 2018

Padre George revela que emenda de José Maranhão para fundação Padre Pio sumiu em 2018

O padre George Batista, atual diretor do Hospital São José, em João Pessoa,

Você também pode gostar