O artista Jurandy do Sax comentou, nesta segunda-feira (06/11), a lembrança de seu trabalho, com o famoso “Bolero de Ravel” durante o pôr do sol na Praia do Jacaré, como tema de uma questão na prova do Enem, nesse domingo.
“Foi uma supresa alegre ver o reconhecimento desse lugar, dessa atividade, desse atrativo turístico consolidado em nossa terra. Fiquei muito feliz por ter sido lembrado. É um reconhecimento que vou levar para o resto da vida”, disse, em entrevista à TV Cabo Branco.
“Sou feliz por ter o reconhecimento sempre do turista, das pessoas da terra. Esse momento foi muito gratificante. Recebi ligações de todo o Brasil, de pessoas que me conhecem e também de outras que não me conhecem. Foi um momento fantástico estar recebendo em vida o que eu considero uma homenagem”, avaliou Jurandy.
Na questão 17, de Linguagens, Código e suas Tecnologias, da prova de cor rosa, a apresentação de Jurandy, que faz sucesso há mais de 20 anos, é tema da seguinte pergunta:
O sol começa a descer por trás da vegetação da Ilha da Restinga, na outra margem do Rio Paraíba, colorindo o céu de amarelo, laranja e lilás. Então se ouvem as primeiras do Bolero, do compositor francês Maurice Ravel, executadas pelo saxofonista Jurandy. É assim o pôr do sol na praia do Jacaré, em Cabedelo. Depois do Bolero, Jurandy toca Asa Branca, de Luiz Gonzaga, e Meu Sublime Torrão, de Genival Macedo, espécie de hino não oficial da Paraíba.
A interpretação musical de Jurandy do Sax, codinome de José Jurandy Félix,a presenta um repertório caracterizado pela
a – inter-relação de referências estéticos aparentemente distanciados.
b – valorização de músicas que revelam mensagens de serenidade
c – consagração do repertório erudito como cultura dominante
d – iniciativa de estímulo à vocação turistica da cidade
e – divisão hierárquica entre gêneros e estilos musicais
A resposta correta é a letra A.