Um projeto apresentado pela Prefeitura de Campina Grande nessa terça-feira (25.10) garantirá assistência e tratamento para os estudantes da Rede Municipal de Ensino com deficiência auditiva. Trata-se do Escuta Campina, que já em seu lançamento entregou 10 próteses auditivas para os alunos, que vão auxiliar as crianças em sala de aula e nas suas vidas cotidianas.
“Podemos dizer que os nossos alunos agora estão vestidos dos pés à cabeça, com calçado, fardamento, material, óculos e, agora, prótese auditiva”, destacou o secretário de Educação, Raymundo Asfora Neto.
“Uma criança durante a fase de alfabetização, durante o aprendizado, se ele não estiver enxergando, se não tiver escutando, como podemos exigir que esta criança aprenda qualquer coisa? Com essas medidas, damos condições a essas crianças de terem educação de fato. A linha de partida é diferente para cada um e estamos promovendo igualdade e equidade, pois cada pessoa importa para nós”, disse o prefeito Bruno Cunha Lima.
Os técnicos das Secretarias de Educação e Saúde do município estão mapeando os alunos com problemas de audição e confeccionando as próteses. Até o momento, 17 estudantes foram diagnosticados em 12 escolas municipais.
O objetivo é, principalmente, melhorar o rendimento escolar do alunado e promover bem-estar, além de favorecer a inclusão. O projeto está em conformidade com a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC).
Na solenidade, também foram entregues 75 óculos do programa Olhar Campina, que visa reduzir as taxas de evasão e reprovação escolar das crianças com deficiência visual. No total, mais de 2 mil pares de óculos já foram entregues a alunos da rede, principalmente a estudantes de escolas com baixo IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).