A redução das linhas de ônibus em João Pessoa e a alteração no trajeto daquelas poucas que ainda circulam foram criticadas pelo deputado federal Ruy Carneiro. O parlamentar defende uma intervenção na atual estrutura do sistema junto as empresas e o restabelecimento da cobertura que existia antes da pandemia.
“O sistema de ônibus de qualquer cidade precisa atender as necessidades da população e não ao interesse dos empresários, como vem acontecendo em João Pessoa. O atual esquema da Prefeitura com as empresas, está deixando a população sem transporte nos bairros e no Centro. É preciso intervir nesse formato e assegurar o direito básico de ir e vir dos pessoenses”, defendeu Ruy.
O deputado tem recebido diversas denúncias ao andar pela cidade e através do canal criado para ouvir à população. A maioria dos relatos são semelhantes ao da senhora Maria do Rosário Monteiro, moradora do bairro dos Novais.
“Eu gostaria que houvesse melhora dos ônibus daqui. Os poucos que existem são muito sucateados, sujos e não tem linhas nos domingos. É uma vergonha. A gente passa horas e horas esperando se quiser ir para o Centro e se quiser retornar pra o bairro também”, desabafou Rosário.
Além da falta de transporte, o problema também tem reduzido a circulação de pessoas em regiões importantes da cidade, como revela Keila Glauce, que trabalha na Associação Comercial da Paraíba.
“Muitas linhas foram tiradas e outras deixaram de descer até a Integração do Varadouro. Eu trabalho no Varadouro e a escassez de linhas é muito grande. Daqui não existe ônibus para universidade Unipê. Antes tinha a linha 201- Ceasa, mas agora é preciso pegar pelo menos dois ônibus. Além de muitas linhas terem sido tiradas de circulação, outras tantas deixaram de circular. Isso gerou queda na circulação de pessoas”, criticou Keila.
As reclamações também citaram ônibus quebrados, baratas no interior dos veículos, janelas sem vidros, assentos soltos e paradas sucateadas ou sem proteção.
O canal divulgado por Ruy para receber as informações da população continua disponível por meio do WhatsApp, através do número 83 99631-0045. Esses dados estão sendo reunidos e vão servir de base para construção de um projeto voltado para atender as demandas dos usuários de ônibus na capital.