saúde

Outubro Rosa: professora da UFPB defende desmistificação do câncer de mama: “100% curável”

Por Maurílio Júnior

No mês dedicado à prevenção do câncer de mama, a doutora Lakymê Ângelo Mangueira, coordenadora do programa de residência médica em mastologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), reforçou o alerta sobre os principais cuidados em relação à doença. A mastologista destacou a importância de “desmistificar” o câncer de mama e pontuou que a doença é 100% curável a partir do diagnóstico antecipado.

Lakymê Ângelo Mangueira é professora do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia do Centro de Ciências Médica da Universidade Federal da Paraíba, coordenadora do programa de residência médica em mastologia da UFPB, sócio titular da Sociedade Brasileira de Mastologia – RJ e médica mastologista do Hospital Napoleão Laureano, em João Pessoa. 

“A gente precisa continuar falando sobre o câncer de mama para desmistificar a doença. Você falou que as pessoas acham que é um bicho e, na verdade, muitas mulheres, às vezes, não procuram um especialista, não querem fazer os seus exames com medo de descobrir alguma coisa. Na verdade, não precisamos ter medo de descobrir porque quando a gente descobre cedo existe 100% de cura no câncer de mama. No entanto, se a gente tem medo de realizar os exames e a gente demora muito para procurar um médico, demora muito para fazer os exames, a gente faz justamente diagnósticos tardios, com doenças avançadas e acabamos perdendo tempo de tratamento da doença”, avaliou Lakymê, em entrevista à rádio Correio de Guarabira.

A especialista também falou sobre os sinais que o corpo emite e a importância dos exames primordiais para rastreamento e diagnóstico precoce. “Quais seriam esses sintomas? Alguma alteração da pele, alteração do mamilo, algum abaulamento, um nódulo papável ou alguma retração dessa pele. É importante estar atento também a coloração, se aparece alguma coisa diferente, que é um vermelhão que aparece na mama ou secreção no mamilo principalmente, é muito importante falar sobre isso, principalmente se essa secreção for vermelha ou transparente e que sai espontaneamente. Aquela secreção que você está parada, tirou a roupa e viu que o sutiã ficou sujo ou você acorda e viu que o camisola está suja. É importante a gente lembrar que não é para estar fazendo a expressão do mamilo para ver se tem secreção ou não, porque isso vai estimular a produção de secreção. A secreção que é importante para gente é aquela secreção que sai sozinha. Você tá parada e sujou a sua roupa.Então a gente precisa estar atento a qualquer um desses sinais se aparece algum ganglio na axila ou na mama, também é importante, a gente precisa procurar o especialista”, alertou.