homenagem

Turma da Mônica: governador sanciona título de cidadão paraibano a Maurício de Sousa

Por Maurílio Júnior

O governador João Azevêdo (PSB) sancionou lei de autoria do deputado estadual Eduardo Carneiro (Solidariedade) que confere cidadania paraibana ao autor e cartunista Maurício de Sousa. A publicação aconteceu na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (28).

Autor da propositura, Eduardo Carneiro destacou a importância de Maurício de Sousa para a literatura brasileira, sendo um dos autores mais influentes dentro e fora do país.

O parlamentar lembrou que o ‘mais novo paraibano’ criou a ‘Turma da Mônica’ e vários outros personagens de história em quadrinhos que marcaram época e fazem sucesso até os dias atuais. “Maurício de Sousa é um verdadeiro patrimônio da nossa literatura, sendo responsável por levar entretenimento, cultura e informação a muitas gerações, além de ser um autor multipremiado ao longo de sua carreira”, disse.

Eduardo Carneiro se disse honrado em poder prestar essa justa homenagem ao autor, que tanto contribuiu com a cultura brasileira. “Muitas crianças tiveram as primeiras experiências e foram estimuladas para a leitura graças aos quadrinhos de Maurício de Sousa. Sem dúvida nenhuma é uma homenagem merecida, que só faz engrandecer ainda mais o nosso estado”, afirmou.

Biografia

Nascido na cidade de Santa Isabel, em São Paulo, Maurício de Sousa é neto de avós paraibanos. Recentemente, o autor esteve em João Pessoa, onde participou de um dos mais importantes eventos de cultura pop do país. Na oportunidade, Maurício destacou a sua relação com o estado e se disse meio paraibano, por conta do vínculo familiar que possui através dos avós paraibanos.

Filho de Antônio Mauricio de Sousa e de Petronilha Araújo de Sousa, Mauricio viveu num ambiente cercado de arte, pois seu pai, além de barbeiro, era poeta, compositor e pintor, e sua mãe era poetisa.

Sua casa estava sempre cheia de livros, proporcionando um ambiente bastante cultural. Em sua casa, era comum receber saraus, reuniões de artistas e rodas de chorinho.

Os quadrinhos de Mauricio de Sousa têm fama internacional, tendo sido adaptados para o cinema, para a televisão e para os vídeo-games, além de terem sido licenciados para comércio em uma série de produtos com a marca das personagens.