Os investimentos contínuos realizados pelo Governo da Paraíba a partir de 2019, a fim de oferecer tratamentos efetivos e ampliar a assistência de saúde à população, levaram o Hospital de Trauma de Campina Grande a conquistar a habilitação do Ministério da Saúde como unidade de assistência de Alta Complexidade em Traumatologia e Ortopedia. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União dessa terça-feira (13). No início do mês de agosto, outra portaria também credenciou o Trauma-CG a receber recursos para custeio como Centro de Atendimento de Urgência tipo II aos pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Com a aprovação da proposta, a unidade da rede estadual de saúde passa a receber recursos federais, em repasses mensais regulares, que totalizam o valor anual de R$ 457.395,66. O aporte será destinado para a ampliação de procedimentos especializados e de alta complexidade já realizados no hospital, mas com recursos do próprio Governo do Estado. Atualmente são 74 leitos destinados à ortopedia no Trauma-CG.
De acordo com o secretário de Saúde da Paraíba, Jhony Bezerra, com a habilitação, o Trauma vai poder ampliar a realização de cirurgias ortopédicas já realizadas no hospital. “A habilitação foi conquistada porque atendemos os critérios exigidos pelo Ministério, através de documentação apresentada à Coordenação Geral de Atenção Especializada – Departamento de Atenção Especializada e Temática do SUS. Com mais um reconhecimento do Ministério da Saúde como um serviço especializado, o Trauma tem a possibilidade de ampliar a assistência já oferecida na unidade e reduzir o tempo para a realização das cirurgias de ortopedia e traumatologia”, enfatiza.
Há mais de 12 anos, a unidade vinha realizando os procedimentos de ortopedia e traumatologia com verbas estaduais. Só em 2022, o Hospital de Trauma realizou 23.980 atendimentos em ortopedia. De janeiro a julho deste ano, já foram 14.447 atendimentos da especialidade.
O Hospital Regional de Emergência Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes é referência para atendimentos em traumatologia e ortopedia para 203 municípios do estado.