Avança PL que permite transferência de servidor para acompanhar companheiros

Com parecer do deputado federal Gervásio Maia (PSB), a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 194/22, pelo qual os empregados públicos terão direito à transferência para acompanhar cônjuge ou companheiro deslocado da localidade de origem no interesse da administração pública.

O parlamentar paraibano, relator do PL na CCJC, recomendou a aprovação da proposta. “O PL tem o objetivo de estender o tratamento, hoje dispensado aos servidores público, também para os empregados públicos”.

Empregados públicos

São funcionários de empresas públicas e sociedades de economia mista (administração indireta). São regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que é a mesma legislação do setor privado, diferentemente dos servidores públicos, que são regidos pela Lei do Serviço Público.

A pedido

Pelo texto aprovado, a transferência ocorrerá a pedido, independentemente do interesse da administração pública. O deferimento dependerá da existência de filial ou de representação na localidade pretendida. A regra valerá para cônjuge ou companheiro de servidor público, de militar ou de empregado público.

A proposta insere dispositivos na CLT, a fim de estender aos empregados públicos de todos os Poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios a regra já aplicada aos ocupantes de cargos efetivos em âmbito federal, conforme determina o Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis da União.

Tramitação

O projeto tramita em caráter conclusivo e segue para o Senado.

COMPARTILHE:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Prefeitos fazem ‘greve’ na Paraíba, mas queda do FPM, segundo a CNM, é irrisória; saiba

Prefeitos fazem ‘greve’ na Paraíba, mas queda do FPM, segundo a CNM, é irrisória; saiba

Cerca de 200 prefeituras paraibanas aderiram nesta quarta-feira (30) a chamada

Próximo
Empresário acusado de aliciar jogador do Sousa segue detido e será autuado pela polícia

Empresário acusado de aliciar jogador do Sousa segue detido e será autuado pela polícia

O empresário César Poubel segue detido em uma delegacia de Sousa, no Sertão da

Você também pode gostar