economia

Salários na Paraíba crescem quase 10% no segundo trimestre de 2023

Por Maurílio Júnior

Os salários na Paraíba cresceram 9,1% no segundo trimestre de 2023 na comparação com o mesmo período de 2022. O dado é da consultoria Tendências, com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) Contínua trimestral. O @blogmauriliojunior teve acesso aos números.

Entre os estados do Nordeste, a Paraíba registrou a quarta maior alta. O Piauí obteve o maior aumento, com 20%, Pernambuco, com 13%, e Sergipe, com 11%.

As transferências do programa Bolsa Família, benefícios previdenciários e outras fontes de renda, como o seguro-desemprego não consideradas no levantamento.

O maior crescimento de salários na Paraíba aconteceu no setor público, com 16,5%, O setor privado registrou aumento de 7%, sendo 5% com carteira assinada e 4% sem carteira assinada.

Entre os setores, transporte, armazenagem e correios tiveram um aumento de salário de 41%, agricultura 19%, informação/comunicação/atividades financeiras/imobiliárias e administrativo 13%, administração pública-defesa social-educação-saúde humana e serviços sociais 14%, indústria 11% e serviço doméstico 5%. Já a construção teve queda de 10,7%.

Taxa de desemprego

A Paraíba tem a quinta maior taxa de desemprego do Brasil, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua Trimestral, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O estado registrou no segundo trimestre de 2023 uma taxa de 10,4% ante 11,1% no primeiro trimestre. Pernambuco, com 14,2%, Bahia, com 13,4%, Amapá, com 12,4%, e Rio de Janeiro, com 11,3%, possuem as maiores taxas de desocupação.