gestão municipal

Concessão: prefeitura de João Pessoa aponta déficit com gestão de cemitérios e situação “caótica”

Por Maurílio Júnior

A Prefeitura de João Pessoa apontou um prejuízo superior a R$ 200 mil para manutenção de seis cemitérios. O déficit referente a 2019 foi usado como uma das justificativas para o lançamento do programa de concessão para iniciativa privada feito nesta terça-feira pelo prefeito Cícero Lucena (PP). Além dos cemitérios, a gestão municipal espera firmar parceria público-privado para administração do Hospital Trauminha de Mangabeira, estacionamentos e Upas.

Entre os cemitérios de maior prejuízo, segundo dados da PMJP, está o Senhor da Boa Sentença, no Varadouro, que superou R$ 144 mil de déficit em 2019. A Prefeitura descreve a situação dos cemitérios como “caótica, sem segurança, central informatizada de informações, acessibilidade, limpeza (insalubre), estrutura operacional, atendimento humanizado e profissionalizado e até vaga para atender a demanda presente e futura.”

Além dos cemitérios, a Prefeitura trata com urgência a situação dos estacionamentos públicos. A empresa contratada terá de administrar três espaços, que totalizam 5.866 vagas para carros, motos e outros veículos em áreas comerciais, no Centro e na orla de Tambaú e Cabo Branco. A aérea comercial atenderá a 3.494 vagas, a orla com 1.754 vagas, além da construção do edifício garagem próximo ao Mercado Central, com 618 vagas.