Ministério da Saúde explica por que Faustão teve prioridade em transplante

O Ministério da Saúde explicou neste domingo (27) por que o apresentador Fausto Silva foi priorizado na fila nacional de transplantes de órgãos. Após uma semana de espera, Faustão teve cirurgia de transplante de coração realizada neste domingo. O procedimento, feito no Hospital Israelita Albert Einstein, foi “realizado com sucesso”, segundo boletim médico.

De acordo com o ministério, Faustão teve prioridade na fila de espera “em razão de seu estado muito grave de saúde”. A pasta explicou, ainda, que a lista de pacientes a espera de um transplante é única, ou seja, tanto pacientes da rede pública de saúde quanto aqueles internados em hospitais privados, como é o caso de Faustão, fazem parte da mesma fila.

“A lista de espera por um órgão funciona baseada em critérios técnicos, em que tipagem sanguínea, compatibilidade de peso e altura, compatibilidade genética e critérios de gravidade distintos para cada órgão determinam a ordem de pacientes a serem transplantados. Quando os critérios técnicos são semelhantes, a ordem cronológica de cadastro, ou seja, a ordem de chegada, funciona como critério de desempate. Pacientes em estado crítico são atendidos com prioridade, em razão de sua condição clínica”, afirmou o ministério, em nota.

O sistema público de transplantes brasileiro, gerenciado pelo Ministério da Saúde, é o maior do mundo. Na última semana, entre os dias 19 e 26 de agosto, 13 transplantes de coração foram realizados em todo o país. Faustão aguardava na fila desde o último domingo (20). Dos 13 transplantes de coração, sete foram realizados no estado de São Paulo, onde o apresentador está internado.

No primeiro semestre deste ano, 206 transplantes de coração foram realizados em todo o país, segundo dados do Ministério da Saúde. O número representa um aumento de 16% em relação ao mesmo período do ano passado.

COMPARTILHE:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Ruy garante emenda para construção de praça no Santuário de Nossa Senhora da Penha

Ruy garante emenda para construção de praça no Santuário de Nossa Senhora da Penha

Foi apresentado, neste domingo, no Santuário de Nossa Senhora da Penha, o tema

Próximo
Empresa chinesa deve iniciar instalação de fábrica na Paraíba em até 1 ano

Empresa chinesa deve iniciar instalação de fábrica na Paraíba em até 1 ano

A empresa chinesa Tonghua Dongbao Pharmaceutical deve se instalar em até um ano

Você também pode gostar