O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino (Republicanos), criticou a maioria formada no Supremo Tribunal Federal para fixar prazo ao Congresso para aprovar lei que atualiza a quantidade de deputados por estado, com base na população de cada unidade da federação.
A mudança nas cadeiras leva em consideração a população em cada federação. Com a redução, a Paraíba deixará de ter 12 deputados federais e passará a contar com dez parlamentares, uma redução de duas vagas na bancada paraibana.
“É um assunto que nos preocupa porque vai tirar e diminuir as nossas atividades, tanto interna na Paraíba, quanto a nível federal. Ou seja, quanto mais deputados federais mais recursos, quanto menos, menos recursos. Porque só em emendas de deputados federais é algo em torno de 60 milhões (…) vamos lutar para que essa medida não seja colocada em pratica, vamos nos unir fazer esse debate para que a Paraíba e o Nordeste não percam representatividade”, avaliou Galdino, em entrevista ao Jornal da Paraíba.
A decisão do STF também diminui o número de deputados estaduais. Na Paraíba, cairá de 36 para 30. Visto que, pela regra atual, o número de parlamentares das Assembleias deve ser três vezes a quantidade de federais.