em são paulo

Avião da Azul aciona código de ‘sequestro’ e Aeroporto de Congonhas é fechado

Por Maurílio Júnior

Uma aeronave da Azul Linhas Aéreas Brasileiras acionou o código 7500 do transponder, que remete à “interferência ilícita” – que é quando alguém tenta ou invade a cabine de comando de uma aeronave.

O acionamento do código ocorreu pouco antes das 21h no aeroporto de Congonhas e as operações foram suspensas. Ainda não há informações sobre o que ocorreu e como ocorreu.

O voo em questão viajava de Recife para São Paulo. A Polícia Federal (PF) disse que recebeu um alerta de apoderamento ilícito de aeronave às 20h52.

A aeronave pousou no Aeroporto de Congonhas e foi encaminhada para uma pista auxiliar, onde ficou aguardando por orientações, informa o G1. Um grupo de gerenciamento de crise foi acionado. O avião passou por uma inspeção antes de o desembarque ser autorizado.

A Azul informou que todos os procedimentos de segurança foram seguidos pela companhia, instituições e autoridades. Após a confirmação da normalidade no voo, passageiros e tripulantes desembarcaram em segurança.

Segundo a Infraero, o aeroporto ficou fechado entre 20h49 e 21h49. De acordo com o painel da Infraero, desde o fechamento, 24 voos tiveram alterações, como cancelamentos e atrasos.

Conforme o painel da Infraero, dois voos que pousariam em Congonhas foram alternados para outros aeroportos. Outros 13 tiveram o pouso cancelado.

Além disso, sete decolagens foram canceladas, enquanto duas sofreram atraso.