Fila de transplante: saiba a média de espera na Paraíba e o tempo que Faustão pode aguardar

O apresentador Faustão, 73, pode ter de esperar de 12 a 18 meses por um transplante de coração. O comunicador está regulado pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Na Paraíba, o tempo de espera é menor.

Ao @blogmauriliojunior, a chefe da Central de Transplantes na Paraíba, Rafaela Carvalho, informou que a média de espera no estado é de 8 a 12 meses. Somente nos primeiros seis meses de 2023, a Paraíba dobrou os números de 2022, já são seis transplantes ante 3 no ano passado. Quatro pessoas ainda estão na fila de espera.

ENTENDA: Quadro se agrava e Faustão é incluído em fila de transplantes de coração

O tempo de espera, o tipo sanguíneo e a gravidade do caso são os fatores levados em consideração para a definição de quem deve ser priorizado.

Referência no Brasil 

Gerido pela Fundação PB Saúde, o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires é referência em cardiologia e recebeu o credenciamento para realização do transplante cardíaco em junho de 2020.

Em 2019, a Paraíba foi o estado que mais cresceu em número de transplantes no país. Naquele ano, o estado voltou a realizar transplantes de coração após uma década.

Além do transplante em adultos, o Metropolitano tornou-se o 5º hospital público do país habilitado para fazer transplante de coração pediátrico. Em 26 de março de 2022, a unidade hospitalar realizou o primeiro transplante cardíaco 100% SUS pela Paraíba.

Doação para Pernambuco

Em maio, um dos corações doados na Paraíba foi encaminhado para o estado de Pernambuco. O orgão foi transportado de helicóptero de João Pessoa até o Recife, para o transplante de um paciente internado no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip).

O coração foi captado de um paciente que faleceu no Hospital de Emergência e Traumas Senador Humberto Lucena.

COMPARTILHE:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Eduardo Carneiro defende solução para repasses do FPM a municípios da Paraíba

Eduardo Carneiro defende solução para repasses do FPM a municípios da Paraíba

O deputado estadual Eduardo Carneiro (Solidariedade) cumpriu uma intensa agenda

Próximo
Confira carta do ‘Fórum Pró Campina’ entregue ao governador João Azevêdo

Confira carta do ‘Fórum Pró Campina’ entregue ao governador João Azevêdo

O governador João Azevêdo (PSB) recebeu nesta segunda-feira (21) representantes

Você também pode gostar