informe

Artistas da Paraíba no Festival The Town, o “Rock in Rio paulista”

Por Maurílio Júnior

Articulados em torno de um ideal político-cultural de resgate das tradições nordestinas e projeção de um novo futuro coletivo, os projetos musicais Forró RED Light e FurmigaDub & Seu Bando – com Mestre Nico e Ella Voa – se unem em um verdadeiro Baile Encarnado na edição de estreia do The Town.

Determinados a replicar o sucesso do festival Rock in Rio agora na capital paulista, a maior aposta do entretenimento musical esse ano é a estreia do novo festival da família Medina na “Cidade da Música”. Com abertura no dia 2 de setembro, a curadoria do festival conta com cinco palcos diferentes e grandes nomes do mercado internacional, como Post Malone, Foo Fighters e Brunos Mars.

Em meio a tantos nomes reconhecidos, o The Town fez a escolha acertada de representar e fortalecer o forró e os ritmos tradicionais nordestinos no lineup. A articulação de Forró Red Light (duo formado por Geninho Nacanoa e Ramiro Galas) ao lado de Furmiga Dub & Seu Bando promete uma mistura única de folclore, coco, dub e reggae, projetando o arrasta-pé a novos horizontes sonoros com batidas pulsantes e letras reflexivas sobre a defesa da Mata Atlântica.

Com diversas composições de Mestre Nico (Siba, Maracatu Rural Cruzeiro do Forte) e a voz impactante de Ella Voa (Coco de Oyá), o setlist transmitirá mensagens de conscientização ecológica e resistência cultural. Será um encontro para celebrarmos a diversidade cultural, a autenticidade e a ancestralidade nordestina, mantendo viva a chama da nossa herança artística enquanto refletimos sobre a essência da nossa cultura nacional.

A apresentação não poderia acontecer em um melhor momento para o grupo. Com Lia de Itamaracá fazendo turnê pela Europa e Mestra Penha realizando seu giro pelos Sescs de São Paulo há poucos meses, está claro que o movimento do coco e da ciranda cresce. “Não queremos ser valorizados apenas no São João, queremos estar no palco dos festivais o ano inteiro”, declara o bando.

Os artistas esperam que o The Town também sirva como uma vitrine, e que eles sejam considerados no futuro para palcos cada vez maiores, em horários com maior presença de público. Aos poucos – e praticamente sem nenhum investimento -, a cultura nordestina continua resistindo e a Paraíba segue marcando sua presença em todos os movimentos de vanguarda.

Que seja do The Town para o mundo!

Para mais informações, entrevistas e bookings: [email protected]

Redes sociais: @furmigadub @forroredligth @geninhonacanoa @mestrenico.manipueira @ellavoaoficial @ramirogalas

Show FurmigaDub & Seu Bando no Showlivre

FurmigaDub é um projeto do músico paraibano Fabiano Formiga, com formação acadêmica e mais de 10 anos de experiência tocando na Orquestra Sinfônica do Estado. Com o projeto FurmigaDub, Fabiano se dedica à pesquisa e ao resgate de Mestres da Cultura Popular paraibana.

Ella Voa é o nome artístico de Rafaela Nepomuceno. Filha de Valério Xavier Souza, (conhecido luthier de Campina Grande que migrou para Brasília e foi um dos fundadores do Clube de Choro do DF) e sobrinha de Biliu de Campina (um dos maiores emboladores de coco do estado da Paraíba), ela é hoje um dos maiores nomes do coco em atividade em São Paulo, envolvida em mais de 10 projetos musicais relacionados com a resistência do folclore nordestino.

Mestre Nico é brincante da cultura popular de um dos primeiros grupos de Coco Rural do Brasil, o Maracatu Cruzeiro do Forte (fundado em 1929). Pernambucano de Nazaré da Mata, Nico participou do movimento manguebeat nos anos 90 e, ao chegar em SP em 2008, fundou os primeiros ternos de coco da capital, sendo referência para todos os migrantes nordestinos em SP e história viva da nossa vanguarda cultural.

Show Forró Red Light

Geninho Nacanoa é filho de migrantes paraibanos em Brasília, atuante no cenário musical na capital desde os anos 90. Com um longo histórico de arte-educação ligados ao meio ambiente e à música, Geninho se dedica à pesquisa e ao resgate de sonoridades afro e indígenas, em especial a comunidade fulni-ô do DF.

Ramiro Galas é migrante piauiense em Brasília, mestre em Música pela UnB e produtor musical desde 2008. Pesquisador da cultura do DJ e seu papel na circulação musical, ele tem vários trabalhos publicados sobre o tema.