Alunos do SESI-PB criam canudo biodegradável de casca de banana

Casca de banana, amido, vinagre, glicerina e água. Esses são os ingredientes necessários para se criar um canudo biodegradável a partir dos restos da fruta mais consumida pelos brasileiros: a banana. A ideia de reaproveitar resíduos que iriam para o lixo e criar um substituto sustentável do item que sempre acompanha as bebidas surgiu dos estudantes do interior da Paraíba Gabrielli Maia, 14 anos, Rebecca Oliveira, 14, e Miguel Leite Almeida, 15.

Os alunos do SESI Dionísio Marques de Almeida, em Patos (PB), desenvolveram o projeto Casca canudo: protótipo de canudo biodegradável à base da casca de banana no Laboratório de Iniciação Científica (LIC) da escola. A problemática veio pela orientadora Janaína Larice, que fez um curso de agricultura orgânica. O conteúdo falava sobre o desperdício, com foco na produção da banana.

Para cada 1kg da fruta, são utilizados 500 litros de água, do cultivo da semente até a chegada no supermercado. Como a casca, quase sempre fadada ao lixo, tem de 30% a 40% do peso, podemos dizer que são praticamente 200 litros de água “desperdiçados”.

Leia mais clicando aqui.

COMPARTILHE:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Vice-prefeito toma posse após prisão de prefeito em São Mamede: “Coração triste”

Vice-prefeito toma posse após prisão de prefeito em São Mamede: “Coração triste”

O vice-prefeito Chaguinha Filho (União Brasil) tomou posse, na tarde desta

Próximo
STF decide que cabe a juízes decidir local de prisão de pessoas trans

STF decide que cabe a juízes decidir local de prisão de pessoas trans

Por um placar apertado, o Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu nesta

Você também pode gostar