Prefeitura inaugura sistema para vigilância de escolas e unidades de saúde em João Pessoa

João Pessoa ganhou seu primeiro Centro de Monitoramento, um sistema moderno e inteligente, capaz de gerenciar 24 horas por dia os prédios municipais. E já inicia a operação no controle de 100 imóveis, entre escolas e unidades de saúde, por meio de câmaras e sensores. Durante a inauguração, na manhã desta sexta-feira (11), o prefeito Cícero Lucena disse que o equipamento representa um avanço para a segurança da cidade, consolidando um cenário onde João Pessoa figura entre as capitais mais tranquilas do Brasil.

“O Centro é fruto de um planejamento de um ano, não surgiu diante de um evento de violência no nosso patrimônio. É um equipamento preventivo, para garantir a segurança nas nossas unidades de saúde, escolas, que já contam com reconhecimento facial. É um projeto que cuida das pessoas, nosso maior patrimônio. Vamos seguir avançando, com a parceria do Governo do Estado, consolidando João Pessoa como uma das principais cidades do País em qualidade de vida e segurança”, afirmou o prefeito.

Também presente na solenidade, o vice-prefeito Leo Bezerra falou em “integração” do Centro com outras secretarias e a inteligência da Polícia Militar, para que a cobertura de segurança na cidade seja cada vez mais eficiente. “É dessa forma que a gente avança e cuida da nossa cidade. O Centro de Monitoramento está inserido em um conjunto de outras medidas de valorização da nossa Guarda Civil e do trabalho preventivo”, afirmou.

Funcionamento – O Centro conta com mais de 5 mil câmeras de alta resolução e inteligência artificial, que reconhecem situações de perigo e que ficam interligadas à central de monitoramento localizada na base da Guarda Civil Metropolitana de João Pessoa. As imagens e alarmes vão possibilitar, por exemplo, o deslocamento imediato de equipes de policiamento preventivo no caso de uma ocorrência. O sistema ainda contará com o botão de pânico, instalado nos prédios monitorados, além de painéis de alarme de intrusão e mais de 6 mil sensores de intrusão sem fio.

As câmeras de segurança possuem alta resolução e analíticos de última geração com Inteligência Artificial (IA) que reconhecem situações de perigo e emitem alarmes de forma automatizada, o analítico reconhece um incidente automaticamente e avisa o operador para tomar a decisão necessária para aquele alarme. Toda a solução segue padrões internacionais utilizados por diversas forças de segurança pública, inclusive a Central de Controle do Governo do Estado, trazendo alta disponibilidade e robustez ao sistema.

O contrato feito com a OLM&Motorola vencedora da licitação realizada pela Secretaria de Administração tem duração de 60 meses.

COMPARTILHE:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
PAC: Lula autoriza estudos para privatização de BRs 230, 101 e 116 na Paraíba

PAC: Lula autoriza estudos para privatização de BRs 230, 101 e 116 na Paraíba

O presidente Lula (PT) apresentou nesta sexta-feira (11) o novo Programa de

Próximo
Vara da Infância de Campina Grande manda soltar dono da Fiji acusado de abuso infantil

Vara da Infância de Campina Grande manda soltar dono da Fiji acusado de abuso infantil

Foi solto, nesta sexta-feira (11), o dono da Fiji Solutions, Buenos Aires, preso

Você também pode gostar