O governador João Azevêdo (PSB) é destaque na imprensa nacional, neste domingo (06), por reagir ao discurso separatista do governador de Minais, Romeu Zema (Novo), em defender uma união do Sul e Sudeste contra o Nordeste.
No Twitter O jornalista Reinaldo Azevedo, da Band News e UOL, afirmou que João “reagiu a delinquência política de Romeu Zema”. “João Azevêdo, governador da Paraíba e presidente do Consórcio Nordeste, reage à delinquência política de Romeu Zema, governador de Minas Gerais, que prega a união de Sul e Sudeste contra o Nordeste. Seria o modo de juntar a direita. Não é a 1ª vez que Zema diz algo do gênero. Há aí estratégia. Contra a Constituição”.
O que diz o Consórcio Nordeste A nota assinada por João Azevêdo condena a fala de Zema, que recebeu o aceno positivo do governador Eduardo Leite (PSDB), do Rio Grande do Sul, para instaurar, segundo o governador da Paraíba, uma tensão entre as regiões do país. “Ao defender o protagonismo do Sul e Sudeste, indica um movimento de tensionamento com o Norte e o Nordeste, sabidamente regiões que vem sendo penalizadas ao longo das últimas décadas dos projetos nacionais de desenvolvimento”.
O que aconteceu Em entrevista ao Estadão, nesse sábado (05), Zema reclamou da união e representatividade de estados do Norte e Nordeste, “muito menores em termos de economia e população” – segundo ele, e afirmou que os estados do Sul e Sudeste arrecadam muito mais à União do que recebem de volta.
João Azevêdo, gov. da PB e pres. do Consórcio Nordeste, reage à delinquência política de Romeu Zema, gov. de MG, q prega a união de Sul e Sudeste contra o Nordeste. Seria o modo de juntar a direita. Ñ é a 1ª vez q Zema diz algo do gênero. Há aí estratégia. Contra a Constituição. https://t.co/NhSC4YexfJ
— Reinaldo Azevedo (@reinaldoazevedo) August 6, 2023