O discurso separatista do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), para estados do Sul e Sudeste se unirem contra o Nordeste, segue ganhando reações na Paraíba. Agora foi a vez do presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino (Republicanos), rebater o gestor mineiro.
O que aconteceu Em entrevista ao Estadão, nesse sábado (05), Zema reclamou da união e representatividade de estados do Norte e Nordeste, “muito menores em termos de economia e população” – segundo ele, e afirmou que os estados do Sul e Sudeste arrecadam muito mais à União do que recebem de volta.
Reação Adriano defendeu mais investimentos para o Nordeste e afirmou que o Brasil tem uma dívida com a região. “Enquanto nós defendemos mais dignidade para o nosso povo com políticas públicas, o governador Zema busca um caminho contrário à união que tanto precisamos neste momento. Precisamos de políticos que lutem por melhores condições de vida para a população e não que pregue este tipo de desunião e preconceito”, criticou.
Preconceito Adriano definiu as declarações de Zema como “preconceituosas”. “Antes tinhamos um governo adverso, que não dialogava. Agora, temos um parceiro. E quando a gente acha que o momento é de cobrar uma dívida histórica com a região, temos de vivenciar uma declaração preconceituosa como essa. Mas não vamos ficar calados e iremos sempre rebater este tipo de agressão ao povo nordestino”, concluiu.