Uma operação da Polícia Civil contra crime de corrupção prendeu um delegado da corporação nesta sexta-feira (04) em Patos, no Sertão da Paraíba. O delegado é suspeito de desviar pagamentos de fianças pagas por presos. A Polícia Civil dará outros detalhes em coletiva de imprensa ainda hoje.
A investigação conduzida pelo Ministério Público da Paraíba aponta que o delegado Elcenho Engel Leite de Souza, que atuava na Seccional de Patos, “teria se apropriado de valores das fianças criminais arbitradas, bem como teria retardado a distribuição dos inquéritos policiais, com o fito de ocultar a prática do crime mais grave (peculato). Ademais, infere-se da presente representação que as condutas atribuídas ao representado tem sido realizadas continuamente há quase 10 (dez) anos.”
A promotora Mariana Bezerra ainda pediu à Justiça a quebra do sigilo bancário do delegado relativo ao período de 14/07/2014 a 16/05/2023, incluindo o afastamento do sigilo de todas as contas de depósito, contas de poupança, contas de investimento e outros bens, direitos e valores mantidos em instituições Financeiras pelo suspeito.
“O sigilo financeiro encontra proteção no direito fundamental à privacidade, mas não tem, e nem poderia ter, caráter incontestável ou absoluto. Isto porque as liberdades públicas submetem-se ao interesse geral da sociedade na repressão a atividades ilícitas, cíveis ou criminais”, pontuou.