A Associação Paraibana de Imprensa (API-PB) repudiou nesta quarta-feira (26/07) a decisão do Botafogo-PB em proibir a entrada de qualquer profissional da Rede Paraíba na Maravilha do Contorno e também por remover todos os jornalistas da TV Cabo Branco, da Rádio CBN e dos portais GE e Jornal da Paraíba do grupo de divulgação oficial do clube, onde são postados vídeos e entrevistas. A API tratou o caso como uma “atitude arbitrária e antidemocrática por parte da diretoria do Botafogo Futebol Clube”.
“A API-PB repudia veementemente essa medida autoritária, que viola o princípio constitucional da liberdade de imprensa e o direito dos torcedores de terem acesso à informação sobre o seu time. O Clube tem todo direito de discordar da linha editorial adotada pelo Sistema Paraíba ou qualquer outro veículo, mas nunca cercear a liberdade de imprensa dos profissionais. Quaisquer excesso praticado por um profissional ou veículo já está sujeito a legislação em vigor, mas decisões autoritárias como as que o Botafogo vem tomando não são aceitáveis”, diz a nota da API.
A API-PB diz esperar que “o Botafogo reveja sua decisão e restabeleça o acesso dos profissionais da Rede Paraíba às suas dependências e aos seus canais oficiais, garantindo assim o exercício pleno da liberdade de imprensa e o direito à informação dos seus torcedores. A API-PB reforça ainda o seu compromisso com a defesa da imprensa livre, democrática e diversa, que contribui para o desenvolvimento do esporte e da sociedade.”