Segurança Pública

PB: Santa Rita e Patos estão entre as 50 cidades mais violentas do Brasil

Por Maurílio Júnior

A Paraíba tem duas cidades entre as 50 mais violentas do país, é o que aponta o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2022 divulgadao nesta quinta-feira (20), pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Santa Rita, na Região Metropolitana de João Pessoa ocupa a 20ª posição no ranking das cidades mais violentas do país, com uma taxa de 56 mortes por 100 mil habitantes. Já Patos, no Sertão do estado, está 33º lugar da relação, com o registro de 47,5 mortes a cada 100 mil habitantes.

Os dados se baseiam em informações fornecidas pelas secretarias de segurança pública estaduais, pelas polícias civis, militares e federal, entre outras fontes oficiais da área da segurança pública.

A categoria tem como base as mortes violentas intencionais, que consideram as vítimas de homicídio doloso – incluindo feminicídios e policiais assassinados -, roubos seguidos de morte, lesão corporal seguida de morte e as mortes decorrentes de intervenções policiais.

Entre as cidades mais violentas do país estão cinco do Nordeste, sendo 4 da Bahia e uma de Pernambuco: Jequié, Santo Antônio de Jesus, Simões Filho, Camaçari e Cabo de Santo Agostinho.