PM agride torcedores do Botafogo-PB com cassetete e gás de pimenta; clube pede investigação

Policiais militares agrediram com golpes de cassetete e gás de pimenta torcedores do Botafogo-PB que comemoravam a vitória do Belo sobre a Aparecidense-GO, no estádio Almeidão, neste sábado (15), pelo Campeonato Brasileiro Série C.

As imagens mostram um grupo de torcedores na parte de baixo das arquibancadas comemorando a vitória do time paraibano quando um grupo da PM dispara gás de pimenta contra as pessoas. Crianças e idosos foram atingidos.

Em nota, o Botafogo-PB diz que exigirá à abertura de procedimento investigatório contra todos os agentes estatais envolvidos nas agressões aos torcedores, e que sejam estes prontamente identificados e processados por crime de abuso de autoridade (Lei 4.898/65), e outras eventuais tipificações condizentes às rigorosas sanções administrativas e criminais.

“A ação desnecessária, truculenta e desproporcional realizada por policiais militares lotados no Almeidão na noite do dia 15/07/2023 provocou grande revolta entre os torcedores, jornalistas e autoridades presentes, posto que não havia nenhum motivo para as agressões insanas contra jovens, mulheres, crianças e idosos, enfim contra a nossa torcida”.

“A truculência e o despreparo demonstrados pelos policiais nos vídeos, chocam, basicamente, por vários motivos: 1) Era um momento pacífico de comemoração; 2) Em nenhum momento houve agressão por parte da torcida; 3) Não havia animosidade entre torcidas, posto que era jogo de torcida única; 4) Crianças, mulheres, idosos foram agredidos indistintamente”, acrescenta.

“As imagens não deixam dúvidas da truculência e abuso de poder de integrantes da Polícia Militar. O uso de cavalaria contra os torcedores que estavam apenas comemorando a vitória do time do coração, o uso de spray de pimenta contra crianças, idosos e pessoas asmáticas, a intimidação evocando ordem de prisão contra o Vice-Presidente do Botafogo Futebol Clube deixam claro que o ato foi premeditado e feito de forma racional, sem compaixão alguma, sob a ordem do Comandante do Policiamento”, continua.

COMPARTILHE:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Justiça Federal dá prazo para Delta demolir muro na praia do Bessa, em João Pessoa

Justiça Federal dá prazo para Delta demolir muro na praia do Bessa, em João Pessoa

O juiz federal João Pereira de Andrade Filho determinou um prazo de 30 dias para

Próximo
‘Não’ de Ruy ao PSDB de Pedro é liberdade para decidir seu próprio destino

‘Não’ de Ruy ao PSDB de Pedro é liberdade para decidir seu próprio destino

O deputado federal Ruy Carneiro bateu o martelo e decidiu permanecer no Podemos

Você também pode gostar