Prefeitura de Campina Grande suspende “Saúde de Verdade” após pior avaliação da Paraíba

A Prefeitura de Campina Grande suspendeu nesta quarta-feira (05/07) a operação do sistema “Saúde de Verdade”, lançado em 2021 pelo prefeito Bruno Cunha Lima (PSD) como programa que iria revolucionar a saúde municipal.

Um informe assinado pelo secretário de Saúde de Campina Grande, Gilney Porto, para unidades básicas de saúde, destaca que a partir de amanhã o município voltará a operar exclusivamente atraves do Sistema de Requlapao – SISREG, para marcação de consultas e exames da rede de atenção primaria e da rede de atenção especializada (serviços de média e alta complexidade), bem como através do Sistema PEC – Prontuario Eletronico do Cidadao, responsavel pela Produção da Atenção Primária.

A SMS esclarece as unidades que “as novas orientações necessárias oportunamente serão repassadas. Colocamo-nos a disposição para eventuais esclarecimentos e/ou dúvidas que fizerem necessários”.

O Sistema de Regulação – SISREG faz parte da rede de saúde do Governo Federal e tem custo zero aos municípios. Já o Saúde de Verdade é operado por uma empresa cearense, contratada pela Prefeitura de Campina Grande e não é regulamentado por Lei Municipal. Segundo um parecer do Conselho Municipal de Saúde, que recomendou em setembro de 2022 a não renovação do contrato, o “Saúde de Verdade não atente a absolutamente nada do que propôs”.

No primeiro quadrimestre de 2023, a Saúde Básica de Campina Grande foi avaliada como a pior entre os municípios da Paraíba no ranking do programa “Previne Brasil”, do Ministério da Saúde. 

COMPARTILHE:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Autor de emendas, Gervásio comemora início do funcinamento da UTI no Hospital Regional de Catolé do Rocha

Autor de emendas, Gervásio comemora início do funcinamento da UTI no Hospital Regional de Catolé do Rocha

O deputado federal Gervásio Maia, presidente estadual do PSB na Paraíba,

Próximo
Na imagem do dia, Tarcísio diz concordar com reforma tributária e enfurece Bolsonaro

Na imagem do dia, Tarcísio diz concordar com reforma tributária e enfurece Bolsonaro

Adversários em São Paulo no ano passado, o governador Tarcísio de Freitas

Você também pode gostar