O governador João Azevêdo (PSB) decretou nesta quarta-feira (28) situação de emergência em saúde pública na Paraíba, pelo período de 90 dias, por força do aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave no estado. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado.
“Fica declarada situação de emergência em saúde pública no âmbito do Estado da Paraíba, pelo período de 90 (noventa) dias, prorrogáveis, em razão do aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) de etiologia viral”, diz a portaria.
“As ações e os serviços públicos de saúde voltados à contenção da emergência serão articulados pela Secretaria de Estado da Saúde, a qual caberá instituir diretrizes gerais para a execução das medidas necessárias, podendo, para tanto, expedir normas complementares, por intermédio do Centro de Operações em Emergência de Saúde Pública — Doenças Respiratórias na área de Pediatria (COE-Pediatria)”.
Até o último dia 24 de junho, a Paraíba havia registrado 2.085 casos graves de síndromes respiratórias, segundo a Secretaria de Saúde. Dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), prevalece a detecção dos vírus Sincicial (VSR) e Influenza B. De acordo com os registros, 45 pessoas diagnosticadas com síndromes respiratórias não covid morreram. Deste total, 24 tinham entre 3 dias e 9 anos de idade